Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD quer impor limites aos vencimentos dos gestores públicos

28 out, 2016 - 14:38

O PSD avança com uma proposta de alteração ao Estatuto do Gestor Público.

A+ / A-

O PSD quer acabar com o regime de excepção dos gestores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que não são abrangidos pelos tectos salariais previstos neste estatuto.

Os sociais-democratas querem ainda “alternância de género” no cargo de presidente das empresas públicas.

“O PSD vem hoje apresentar uma iniciativa legislativa para que regresse o bom senso sobre a condução do processo da Caixa Geral de Depósitos”, disse Leitão Amaro em conferência de imprensa.

O PSD considera que é incompreensível e muito injusto o regime de excepção dos gestores da Caixa. “Não se lhe aplicam quaisquer regras a que todos os outros administradores públicos estão sujeitos”, referiu Leitão Amaro.

Em relação ao vencimento de António Domingues à frente da CGD, cuja remuneração base de 423 mil euros corresponde e pode ultrapassar os 600 mil euros com prémios de gestão, o PSD considerou que só se o "Governo for completamente desmiolado” é que um vencimento desse nível pode existir para o administrador de um banco público em Portugal. “Só por manifesta irresponsabilidade uma ideia dessas podia passar pela cabeça de um membro do Governo”, defendeu Marques Guedes

A proposta agora apresentada prevê dois limites aos salários dos gestores públicos: um “limite geral“, em que os salários dos gestores ficam limitados ao do primeiro-ministro; e outro para “casos excepcionais“.

Os casos excepcionais aplicam-se a empresas que operam em mercados concorrenciais. Nessas situações, o ministro das Finanças tem o poder de fixar, “com razoabilidade”, o salário do gestor em causa, “devendo fundamentar um salário que pode estar acima do primeiro-ministro, mas que nunca pode ultrapassar a média do vencimento dos últimos três anos” que o gestor ganhava no lugar de origem.

No projecto do PSD fica prevista a rotação da presidência dos conselhos de administração em função do género: a um homem deve suceder uma mulher, e assim sucessivamente.

Os próprios conselhos de administração devem “assegurar a representação mínima de 33% de cada género“, seguindo as orientações de Bruxelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Roberto
    29 out, 2016 lisboa 11:17
    Isto é autentica demagogia,desde quando é que a a alternância de género garante uma boa administração?Limite?Estas duas propostas voam no sentido de estourar de vez com CGD.Terá o Snr ex currículo para passar no crivo do BCE?A concorrente do eng Guterres foi convidada para o banco mindial e o snr ex foi convidado para?veremos .
  • graciano
    28 out, 2016 alemanha 17:01
    e isso ai niguem tem nada que meter o bico onde nao e chamado deixem o ps fazer o que quer porque o ps e unico partido que tem salvado portugal o ps nao mente e tudo gente seria e honesta e criar um tecto salarial e um crime voces psd e cds nao veem que nesse pais ja se respira melhor nao veem que ate o banco de portugal ja esta a comprar divida da china calem se metam a viola no saco nao veem que se nao fosse o ps nem a lei de financiamento aos partidos tinha sido aprovada ---ai ai que queimei mao kkkk
  • Jota
    28 out, 2016 16:55
    Pelo que vejo nestes comentarios agora a oposiçao nao deve dizer nada porque estiveram no governo verdade?Entao digam-me para ver se percebo,quando o ps esteve seis anos no governo e foi para a oposiçao nao criticava o governo presente? Afinal nao fizeram o que deviam ou se fizeram fizeram mal e o resultado foi bem visivel.Tristes
  • A mim n/me convencem
    28 out, 2016 dequalquerlado 16:25
    Então porque já não propôs o mesmo psd quando tiveram no pelouro os últimos 4 anos? Ou é porque estão na oposição e não têm mais nada para apresentar? A mim isto não me convence, estão agora a quererem se armar em bons quando se sabe o que eles fizeram quando tiveram no pelouro... O coelho também dizia muita coisa antes de ser primeiro ministro, depois fez tudo ao contrário. Tenham vergonha!
  • a reforma do estado
    28 out, 2016 lx 16:11
    a que chegaram os PSDs!...Agora é que vai! Foram à gaveta do Portas e tocam a rebate!
  • Estes PSDs
    28 out, 2016 lx 15:58
    São uns pândegos!...Durante 4 anos de desajustamento o que fizeram? Varreram para debaixo do tapete o que não tiveram capacidade para fazer e impingirem-nos, conluiados com os troikanos, que tivemos uma saída limpa! Agora vêm armar-se em bons rapazes!
  • alfa
    28 out, 2016 porto 15:36
    Pois é Paulo Portas, aqui há muitos anos também falou no receituário da Unidose. Depois chegou ao Governo juntamente com PPC, e esqueceu-se de legislar sobre o assunto. Estes agora também colocam na mesa o receituário do limite de ordenados, depois se esquecem do que disseram quando eram oposição.

Destaques V+