Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Doar férias? Gesto solidário permite a mãe ficar quase um ano em casa para cuidar da filha

26 out, 2016 - 23:32

A doação de férias é possível desde 2014 em França e veio na melhor altura para esta mãe que está a ajudar a filha a lutar contra uma leucemia.

A+ / A-

Os colegas de uma trabalhadora francesa doaram-lhe 330 dias de férias para poder cuidar da filha doente com leucemia. A história é contada pelo jornal “Le Montagne” e está a correr mundo.

No centro deste gesto solidário e de camaradagem está Nathalie Simonet, secretária no Mr. Bricolage, uma cadeia de lojas de produtos de jardinagem, bricolage e decoração.

A doação de férias é possível por lei desde 2014 em França e veio na melhor altura para esta mãe a atravessar um momento familiar difícil.

A filha Claire, de 12 anos, ficou doente em Abril. E o quadro clínico passou de uma suspeita de gastroenterite para leucemia, uma forma de cancro no sangue.

Nos próximos meses vai ser submetida a tratamentos de quimioterapia para tentar vencer a batalha contra a leucemia.

Claire esteve 40 dias internada e precisa dos cuidados constantes da mãe Nathalie. Os colegas de trabalho da loja de Saint-Angel, no centro de França, ficaram sensibilizados.

Entre eles doaram 30 dias de férias. Não satisfeitos, organizaram uma campanha nacional em todas as lojas da empresa e conseguiram angariar mais 300 dias, também com uma contribuição do patrão.

“Há pessoas que me deram férias e que eu nem conheço", diz Nathalie Simonet sobre este gesto de solidariedade.

"É uma lufada de ar fresco para mim. Com tudo o que está a afectar a minha família, permite-me não ficar preocupada com a questão financeira. Primeiro, tinha ouvido falar em 30 dias. Já estava contente, mas depois conseguiram mais férias para mim”, conta Nathalie.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AM
    27 out, 2016 Lisboa 08:19
    A história repete-se. Já "dei" 7 meses de férias a um serviço do Estado, e um dia tive um processo disciplinar mal estruturado, e ninguêm me conheceu...já com 20 anos de serviço... A auditoria ao processo veio veicular o que ninguêm quis ver... O processo foi duas vezes ao Ministério, e veio de lá com o mesmo parecer, ( O erro maior não é meu...) Boy´s = chefes de circulação...e os nossos estão no banco parados! Coisas cor de laranja...
  • tuga
    27 out, 2016 lisboa 08:08
    E quem lhe dá emprego?? fica sem uma pessoa durante um ano??...... quem faz o trabalho???? por mim ficava o resto da vida a tomar conta da criancinha!!! olha se ficarem meia dúzia prenhas,,, a empresa fecha as portas!!!!

Destaques V+