Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Esquerda chega a acordo para facilitar transformação de precariedade em contratos permanentes

26 out, 2016 - 01:04 • Paulo Ribeiro Pinto

Em causa, para além dos recibos verdes, estão agora os falsos estágios, falsas bolsas e outros tipos de falsos contratos.

A+ / A-
PAULO PINTO D26
Jornalista Paulo Ribeiro Pinto com declarações de João Soeiro

O Governo, o Bloco de Esquerda e o PCP chegaram a acordo para facilitar a transformação do trabalho informal em contratos permanentes.

Em causa, para além dos recibos verdes, estão agora os falsos estágios, falsas bolsas e outros tipos de falsos contratos.

Depois de aprovada a lei, passa a ser o Ministério Público a processar a empresa caso o trabalhador precário não seja contratado. A questão são os meios de inspecção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

A alteração à lei de há três anos é vista como um passo importante, mas o deputado José Soeiro, do BE, reconhece que é preciso reforçar a capacidade da ACT. Caso contrário, a intenção pode, na prática, ficar pelo caminho.

Com as alterações, o trabalhador em situação precária nada tem de fazer para processar a empresa. A responsabilidade passa para o Ministério Público, explica José Soeiro em declarações à Renascença.

É ainda introduzido um novo mecanismo de protecção dos trabalhadores, que não podem ser dispensados enquanto durar o processo em tribunal.

De acordo com os dados da Autoridade para as Condições do Trabalho foram detectados, nos últimos três anos, mais de 2.700 trabalhadores em situação de falsos recibos verdes.

Em mais de 900 casos as empresas regularizaram o contrato. Ao Ministério Público foram feitas quase 530 participações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • beirão
    26 out, 2016 lisboa 10:36
    Com a nova lei dos precários, tudo ficará resolvido antes de o ser ! ! ! Os empregados em situação precária, não vão poder ser dispensados enquanto os seus casos estiverem por resolver judicialmente !!! Ora como a justiça vai andando devagarinho........ os precários vão chegar primeiro à idade da reforma !!!! E pronto , os seus casos ficarão reseolvidos antes de o serem !!!! Só será pior é se as empresas falirem primeiro .
  • Maria
    26 out, 2016 Peso 10:15
    Isto é tudo muito bonitinho!!!! Empresas? Eu conheço é muitos casos em que é o próprio ESTADO que mantém os falsos recibos verdes! Durante anos e anos e anos.... Sem direito a férias, subsídio de férias ou subsídio de natal. Mas com o dever de assiduidade, pontualidade e horários em escalas! E ainda com a obrigatoriedade de mobilidade para outros locais de trabalho em cidades diferentes para tapar furos de trabalhadores com contrato de trabalho por tempo indeterminado. E nestes casos, o Ministério Público processa o Estado? Pouca vergonha, é o que é.
  • Sofia
    26 out, 2016 lisboa 09:46
    A situação de precários irregulares já foi regulamentada em 2013, pelo governo PSD/CDS. Esta esquerda só tem discurso e caco para alargar, retroceder ou desfazer o que os outos fizeram, para mostrar que está viva! O problema é que mexem para que tudo fique pior, como o imposto mortágua, alargaram aos imóveis de 600 mil para que os de 1 milhão paguem menos de metade do imposto de selo que pagavam com o governo PSD/CDS.. Vergonha é só discurso para agradar às hostes! Mas para tanta porcaria mais vale ficarem quietos.
  • EU
    26 out, 2016 Lx 08:54
    Sugiro que se comece por investigar a prática nos formadores de cursos profissionais ao serviço do IEFP. Ou será que se pensa que irá acabar a necessidade desta formação em breve? Muitos trabalham exclusivamente para esta instituição de promoção do emprego (precário, digo eu).
  • Manel
    26 out, 2016 Alverca 08:43
    O maior cancro para os trabalhadores e o nosso País, são as empresas de mão de obra de cedência , é só vigarices, não pagam a SS, ao Estado, nem aos trabalhadores !
  • sergio santos
    26 out, 2016 Paço de Arcs 08:26
    Uma medida importante aprovada pela esquerda para pôr fim à precaridade que muitos milhares de cidadãos vinham sofrendo ao longo dos anos que impediam a concretização de muitos anseios legítimos na sua vida...

Destaques V+