Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos exige explicações ao Governo sobre a Caixa

23 out, 2016 - 21:12

"Se é para andar a atirar areia para a cara das pessoas, não valia a pena estar a pagar aos novos administradores o dobro do que pagavam aos anteriores”, disse o líder laranja.

A+ / A-

O presidente do PSD exige ao Governo "explicações cabais" sobre o que consta nos planos de recapitalização e de reestruturação da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Pedro Passos Coelho, que visitou o Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, reagiu a uma carta do presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, publicada na imprensa.

Na missiva, António Domingues acusa o líder do PSD de faltar à verdade, afirmando que nunca teve acesso a informação privilegiada antes de assumir a presidência da CGD.

Para o líder social-democrata, perante esta afirmação, "explicações cabais vão mesmo ter de ser dadas ao país".

"Depois daquilo que veio a público, ou o plano de recapitalização não teve informação adequada e é uma mistificação política, e então o presidente da Caixa perdeu uma boa oportunidade para estar calado, ou então teve acesso a informação e não está a desmentir o que eu disse. Nesse caso é preciso começar a responder perante o Parlamento e perante os portugueses sobre o que é que se passou, o que é que consta desse plano de recapitalização e do plano de reestruturação da Caixa", declarou.

Sublinhando que o actual presidente da CGD já negociou antes planos de recapitalização de um banco com a Direcção-Geral da Concorrência, Passos Coelho afirmou que essa negociação exige informação para além do balanço e dos dados que são públicos.

"Se é para andar a atirar areia para a cara das pessoas, não valia a pena estar a pagar aos novos administradores o dobro do que pagavam aos anteriores. É um mau começo", disse, sublinhando que não é possível negociar um "plano de recapitalização sem pelo menos deter informação sobre a carteira de clientes e a carteira de 'trading' de um banco".

O social-democrata pediu "seriedade" quando se está a "falar de muito dinheiro público, dos contribuintes portugueses, que vai ser afeto à recapitalização" da CGD.

No seu entender, ou o plano que foi negociado em Bruxelas com base no trabalho do actual presidente da CGD não teve acesso à informação adequada - "e nesse caso significa que é uma mistificação política" e outro terá de ser feito -, "ou então foi feito e é fundamental explicar que tipo de informação é que foi usada, ou não, e de que maneira é que foi feito esse plano de recapitalização".

Para Passos Coelho, depois da carta de António Domingues, é preciso responder no Parlamento "sobre o que é que se passou, o que é que consta desse plano de recapitalização e do plano de reestruturação da Caixa".

O líder social-democrata reafirmou o seu entendimento de que todo o processo da CGD foi "mal conduzido desde o início" e "constituiria um manual de más práticas", pedindo que seja explicado "muito bem o que se vai fazer" antes de ser injectado dinheiro público no banco.

"Se já negociaram tudo, se têm um plano, qual é o problema, porque não respondem [ao Parlamento]? Devem responder, com transparência", declarou.

O dirigente notou os "danos que já foram observados, nomeadamente em outros bancos, por notícias que não são desmentidas" e que no seu entender "continuam a apontar para uma sobrecapitalização" da CGD.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    24 out, 2016 Lisboa 21:04
    Há quanto tempo é que este gajo anda a ressacar?
  • adn
    24 out, 2016 v.conde 11:52
    A estupidez é o valor marcante destes comentadores
  • ó Passos
    24 out, 2016 port 11:13
    Já pagaste o que deves à Segurança Social?...Ou ainda estás a ganhar pouco? Sai da zona de conforto não sejas piegas e emigra para longe que cheiras mal da boca!
  • ó Passos
    24 out, 2016 port 11:12
    Já pagaste o que deves à Segurança Social?...Ou ainda estás a ganhar pouco? Sai da zona de conforto não sejas piegas e emigra para longe que cheiras mal da boca!
  • Fausto
    24 out, 2016 lisboa 10:34
    Para o Sr Passos Coelho tudo o que o governo faz é mal feito ou trás segundas intenções, agora lança-se a António Domingos numa espécie de pistoleiro desastrado e o desespero já é tanto que acaba a disparar contra ele próprio, assim está transformado num bode expiatório da futura liderança do PSD não percebo se sente-se confortável nesse papel...
  • Carlos Gonçalves
    24 out, 2016 Seixal 07:24
    Areia andaste tu a atirar à cara de todos nós...e ainda continuas!!!
  • a maioria
    23 out, 2016 lx 22:31
    dos portugueses sentem-se envergonhados por um subserviente, usar bandeirinha na lapela!...É a maior das hipocrisias!
  • E nós
    23 out, 2016 lx 22:28
    Queremos explicações deste figurão porque é que varreu para debaixo do tapete o problema da Caixa, para poder dizer que houve uma saída limpa?...Ora explica lá à gente, Passos Coelho! É o maior da farsolice!

Destaques V+