Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Milhares de pensões até 275 euros também podem vir a ser aumentadas

17 out, 2016 - 14:58

A secretária de Estado da Segurança Social indicou, esta segunda-feira, que nalgumas situações pode haver também aumento de 10 euros até Agosto para quem recebe apenas 275 euros de pensão.

A+ / A-

Há dezenas de milhares de pessoas que recebem pensões abaixo dos 275 euros que também terão direito à actualização extraordinária de dez euros das pensões prevista para Agosto.

A informação foi dada esta segunda-feira pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, durante a conferência de imprensa de apresentação do Orçamento do Estado para 2017 do Ministério do Trabalho e da Segurança Social.

Cláudia Joaquim explica que, para o caso das pensões abaixo dos 275 euros, existem diversas situações: “Ou pensões de invalidez, que foram atribuídas com carreiras contributivas um pouco mais baixas e que, sendo uma pensão estatutária têm um valor inferior, ou pensões antecipadas por flexibilização que podem também, nesse caso por não terem pensão mínima, ter valores inferiores.”

“Estimamos que cerca de 250 mil pensões possam estar nessa situação”, acrescenta, dizendo que para os pensionistas que recebam menos de 275 euros, e no caso de não existirem outras pensões que perfaçam um total equivalente a uma e meia vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais, também haverá a actualização prometida às pensões até aos 628 euros.

O Indexante dos Apoios Sociais será aumentado em Janeiro segundo a inflação, e deverá rondar os 422,15 euros, pelo que o valor a que se refere a secretária de Estado rondará os 633,22 cêntimos.

O facto de existirem 250 mil pensões abaixo dos 275 euros não equivale a 250 mil pensionistas nessa situação, uma vez alguns pensionistas recebem mais do que uma pensão.

Quando foi apresentado projecto de Orçamento do Estado para 2017, que ainda está a ser discutido e será alterado conforme as negociações entre os partidos, foi noticiado que o aumento para as pensões até aos 628 euros seria de 10 euros, a partir de Agosto. Excluídas estariam as pensões mínimas, pois essas, ao contrário daquelas, sofreram algumas actualizações ao longo dos últimos cinco anos.

Em declarações à Renascença, o ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, explicou que o que se sucede é que todas as pensões serão actualizadas em Janeiro com base na inflação e que a partir de Agosto esse aumento será acrescido até perfazer um total de 10 euros de aumento. Assim sendo, se uma pensão for aumentada em três euros em Janeiro, por causa da inflação, o aumento em Agosto será de apenas sete euros, e não 10.

Aumento extraordinário das pensões não vai ser de 10 euros
Aumento extraordinário das pensões não vai ser de 10 euros
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MARIMBOX, LD
    18 out, 2016 marinha grande 09:42
    Estao a esquecer os que foram reformados por invalidez relativa e que voltaram a descontar noutras profissoes que totalizaram 30 / 40 e mais anos de descontos e que recebem 250 euros por mes E NAO TEM OUTROS RENDIMENTOS.Isto nao r uma vergonha???????
  • martins
    17 out, 2016 dortmund 21:43
    todos os dias oucoos politicos dizerem que pode nao haver dinheiro no fim do mes para pagar as penssoes mas nunca os ouvi dizer que pode nao haver dinheiro para pagar aos ppoliticos nem para financiar essas escolas de ladroes que sao os partidos porque sera arre burro
  • Americo
    17 out, 2016 Leiria 18:59
    Mau de mais para ser verdade que a grande parte dos pensionistas ( c/ idade superior a 70 anos e rurais ) não vão ter aumento extraordinário. É o orçamento da esquerda. Só conta os que habitam em grandes centros populacionais. Isto em toda a dimensão do orçamento. Será que já pensaram exterminar a restante população ?
  • Mafurra
    17 out, 2016 Lisboa 17:09
    É da mais ELEMENTAR justiça !
  • graciano
    17 out, 2016 alemanha 16:14
    agora sobem daqui a pouco nao sobem tanta coisa tanto paleio sobre as penssoes ja mete nojo tanta campanha eleitoral depois vem a desculpa que ainda estao a ver quem tem e nao tem direito e o tempo vai passando os velhotes vao murrendo e os que nao murrerem vao ficando a espera das proximas eleicoes porque ai sim vira mais um chocolate para comprar mais uns votos

Destaques V+