Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

PJ acredita que homicida de Aguiar da Beira está ferido

17 out, 2016 - 17:17 • João Carlos Malta

O tempo corre a favor das forças de autoridade e consequentemente a desfavor de Pedro Dias, que há uma semana matou um GNR e um homem. Suspeito estará gravemente debilitado fisicamente.

A+ / A-

Veja também:


A PJ acredita que o homem mais procurado de Portugal está ferido e que a falta de alimento e as condições climatéricas estão conjugar-se para deixar Pedro Dias, de 44 anos, cada vez mais debilitado.

“É um individuo que estará ferido”, diz à Renascença o coordenador da PJ da Guarda, José Monteiro, que está directamente envolvido na investigação. O coordenador superior da Judiciária não adianta nem quando, nem como o suspeito foi atingido.

“Não me pergunte porquê”, acrescenta logo de seguida o responsável policial. "A capacidade de resistência dele está-se a deteriorar”, conclui.

José Monteiro junta ainda aos ferimentos uma série de factores que deixam Pedro Dias mais vulnerável.

“Um indivíduo que está com a roupa do corpo de há cinco ou seis dias, que não tem possibilidades de fazer uma nutrição regular, que não faz a sua higiene, que não pode aparecer nem dar sinal, que teve de enfrentar a chuva e o frio está em piores condições de resistência”, enumera.

A estes problemas juntam-se os de contexto. O suspeito tem as principais vias da região de Vila Real bloqueadas pela GNR. A esta restrição soma-se também o menor conhecimento do terreno em que agora se move. Se antes era uma vantagem quando andou pela zona de Arouca, de onde é natural, agora pisa solo mais desconhecido.

“Ele até ontem [domingo] estava num contexto que era familiar, hoje já está num terreno diferente. A margem de progressão dele é menor”, conclui o coordenador da PJ da Guarda.

Ainda assim, José Monteiro não canta vitória. “O que vai acontecer? Se ele vai conseguir escapar outra vez, ou não? Não faço ideia.”

Qual é a estratégia então neste momento? Esperar que Pedro Dias cometa um erro? “Não diria isso, a estratégia é ir prosseguindo com serenidade, mas sempre com urgência. Mas uma urgência ponderada e sustentada", resume.

E remata em jeito de balanço sobre o trabalho policial neste caso: “Este assunto está a correr muitíssimo bem, porque nós podíamos estar ao quinto ou sexto dia ou três ou quatro homicídios e não sabermos quem é o autor”.

Pedro Dias é suspeito de ter morto a tiro um militar da GNR e um civil em Aguiar da Beira. Durante a fuga ainda feriu outro militar da GNR e uma mulher com tiros na cabeça. Suspeita-se ainda que já tenha feito assaltos durante a fuga, que decorre há quase uma semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ESPETÁCULO
    21 out, 2016 Avintes 11:40
    Hajasenso 17 OUT 2016 Almada 18.00 Um raciocínio que os comentadores devem tomar em conta. Faz-se uma onda de alarmismos . É preciso esperar para que se averigue como as coisas aconteceram. Diz-se muita coisa. mas ainda muita coisa está por dizer.
  • Miguel
    20 out, 2016 lisboa 22:29
    Estou para vêr como é que vai acabar esta novela mexicana? Apanham ou não apanham o rambo bimbão?
  • domingos dias
    18 out, 2016 almada 17:43
    o sujeito está ferido? nada consta que ele se tenha ferido, parece até estar de boa saude
  • Esclareçam os factos
    18 out, 2016 Midões 12:43
    NIsto tudo há muita confusão. Por vezes nem tudo o que diz é verdade.
  • Americo
    17 out, 2016 Arouca 22:26
    E preciso que haja educação dos pais .Os filhos quando erram devem ser corrigidos.Se assim não for, acontece como este senhor.
  • rosinda
    17 out, 2016 palmela 20:32
    o mais estranho de tudo isto e o medico familia achar que o pedrinho era uma pessoa normal!
  • portoprivado ss euvo
    17 out, 2016 porto 19:00
    ai tanta historia para enganar os distraídos
  • José Cunha
    17 out, 2016 Paredes de Couraa 19:00
    Estou convencido que o criminoso em questão mais dia menos dia será mesmo detido pelas forças de segurança, oxalá isto aconteça para tranquilidade das pessoas suas conhecidas na sua terra vamos deixar as autoridades trabalharem para que este perigoso criminoso preste justiça nos tribunais competentes,as sinceras condolências ás famílias dos mortos e rápida recuperação dos feridos.
  • ADISAN
    17 out, 2016 Mealhada 18:56
    "que há uma semana matou um GNR e um homem." Segundo as notícias que temos até agora, também o GNR era um homem. Que sentido faz escrever "um GNR e um homem"? Já nos basta o (des)Acordo Ortográfico para introduzir confusões na escrita... Que ao menos a redaCção seja um pouco mais clara!
  • rui
    17 out, 2016 porto 18:31
    41 ? Então ele bebeu agua da fonte da juventude durante a fuga?

Destaques V+