Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo homenageia Cavaco e sublinha “sensibilidade social” do seu antecessor

10 out, 2016 - 15:24

O elogio de Marcelo Rebelo de Sousa foi deixado na cerimónia que assinalou os 10 anos do lançamento da Bolsa de Voluntariado, que contou também com a presença de Cavaco Silva.

A+ / A-

O Presidente da República homenageou, esta segunda-feira, o seu antecessor no cargo, sublinhando a "sensibilidade social" demonstrada por Cavaco Silva há dez anos, quando elegeu a inclusão como uma prioridade política.

"Quero agradecer-lhe ter sabido compreender o que se passava na sociedade portuguesa, ter sabido eleger a inclusão social como tema do primeiro roteiro presidencial e ter sabido dar o seu próprio exemplo no lançamento da Bolsa de Voluntariado", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia que assinalou os 10 anos do lançamento da Bolsa de Voluntariado, que decorreu na zona de Alcântara, em Lisboa, e contou também com a presença de Aníbal Cavaco Silva.

Admitindo que a memória das pessoas às vezes é curta, Marcelo Rebelo de Sousa disse ser necessário reconhecer que "representa uma percepção, uma sensibilidade social muito aguda" lançar em 2006 um roteiro preocupado com a inclusão social quando o mundo ainda não tenha conhecido a crise que atravessaria anos mais tarde.

"As memórias não prescrevem, a memória do actual Presidente da República não prescreve, a memória dos portugueses também não prescreverá", enfatizou, insistindo que há dez anos Cavaco Silva compreendeu o problema da inclusão social e assumiu-o como "prioridade política e social", além de também ele próprio ter dado o exemplo ao ser o primeiro a inscrever-se como voluntário na Bolsa de Voluntariado.

"Os gestos valem mais do que as palavras, valem mil palavras, e o gesto da inscrição pelo Presidente Cavaco Silva valeu, do ponto de vista de responsabilidade política e social, por muitas palavras", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que preferiu "deixar o coração falar" em vez de seguir o discurso que tinha preparado, destacou ainda o papel que Maria Cavaco Silva, mulher do ex-Presidente da República, também desempenhou, não só inscrevendo-se como "número dois na Bolsa de Voluntariado", como pelo forma como no dia-a-dia foi dando apoio, conforto, ânimo e incentivo "a milhentas instituições sociais".

O Presidente da República fez igualmente referência aos milhares de voluntários que existem por todo o país, destacando a viragem que se foi assistindo na sociedade, anteriormente com uma rede de apoio social baseada na família e na vizinhança e, agora, com uma nova resposta, com novas instituições e uma nova forma de organização e sistematização.

"O voluntariado é um desafio que o Presidente Cavaco Silva intuiu e que é cada vez mais importante na sociedade portuguesa, é mais importante e necessário do que há dez anos e vai ser mais necessário daqui a 10 anos", referiu.

No final da sua intervenção, o chefe de Estado destacou ainda "o papel liderante" de Isabel Jonet, não só na Bolsa de Voluntariado, como no Banco Alimentar Contra a Fome ou na Entreajuda, confessando gostar do seu estilo, com "a boca ao pé do coração" e dizendo "aquilo que entende dizer e que não é politicamente correto ou não é socialmente correto".

"As pessoas devem olhar não tanto para uma ou outra palavra, mas para o exemplo de vida que é excepcional", vincou, adiantando que, oportunamente, o Estado também lhe prestará homenagem, galardoando-a.

Já no final da cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa justificou a homenagem a Cavaco Silva, dizendo que ele a "merece" e reiterando que "ele viu por antecipação uma situação social que o preocupou e percebeu a importância do voluntariado".

"É uma homenagem justa, quando há homenagens a prestar, devem ser prestadas", salientou.

Os jornalistas tentaram também falar com Cavaco Silva, mas o ex-Presidente da República passou pela comunicação social no final da cerimónia em passo apressado, ao lado da mulher, não tendo sequer parado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • paulo
    10 out, 2016 vfx 18:53
    Será que ainda iremos ter uma estátua a Cavaco?Onde será o melhor local?
  • CF
    10 out, 2016 Oeiras 18:14
    Nada a contrapor. Existem seres que para a opinião publica de uma sociedade passam de incensados a mal-amados e acusados de todos os descalabros. Chama-se a este fenómeno social e bíblico, arranjar bodes-expiatórios. Dá boa consciência própria, mas nada mais e revela bem o entendimento momentâneo de quem o faz. Que outros saibam enfim dar o exemplo e comportar-se de modo diferente e novo.
  • Orapois!
    10 out, 2016 cemitério 17:27
    Este Marcelo é farinha do mesmo saco! Por tanto mal que ele fez ao país, ainda é condecorado?! A múmia que disse que o que ganhava não dava para as despesas! Um fascista de primeira! Deixa-me rir. Há muita palhaçada neste país! Mas só palhaçada!
  • fanã
    10 out, 2016 aveiro 17:07
    Que o condecore por as piores razões, mas não por sensibilidade social.
  • Dr. Xico
    10 out, 2016 Lisboa 17:06
    Alfarroba engana fisco com valor patrimonial da sua mansão há + 15 anos.... Só em IMI quanto perdeu o estado.... UM MODELO DE PESSOA ESSE TAL DE CAVACO
  • graciano
    10 out, 2016 alemanha 16:45
    opa condecorar manuel alegre e justo condecorar cavaco silva e um crime --condecorar socrates seria justo condecorar passos seria um crime deixem me rir nao me interrompam deixem me rir -condecorar alvaro cunhal e mario soares seria justo condecorar sa carneiro e amaro da costa seria um crime deixem me rir nao me interronpam deixem me rir ---
  • MJ
    10 out, 2016 Lisboa 16:21
    Parece-me que a sensibilidade social do Cavaco é de ele para com ele próprio, e só!! Já chega Marcelo, já chega! Não se meta mais nisso!
  • Manel das Coves
    10 out, 2016 Alverca 15:49
    Vamos ver se um destes dias não vais ser obrigado a retirar-lhe a condecoração !

Destaques V+