Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres aclamado pelo Conselho de Segurança

06 out, 2016 - 15:37

O próximo passo para formalizar a ascensão de António Guterres ao cargo de secretário-geral é a eleição em Assembleia Geral, que não se prevê complicada.

A+ / A-
Conselho de Segurança da ONU indica António Guterres para próximo secretário-geral
Conselho de Segurança da ONU indica António Guterres para próximo secretário-geral

Veja também:


António Guterres foi aclamado esta quinta-feira pelo Conselho de Segurança como candidato a suceder a Ban Ki-moon como secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

A decisão, que já era dada como certa depois da votação informal de quarta-feira, em que Guterres não recebeu qualquer voto de desencorajamento, o que significa que os cinco países com direito a veto não se opuseram à sua nomeação.

A aclamação por parte do Conselho de Segurança é uma primeira formalidade a que se segue, ainda hoje, a votação na Assembleia Geral da ONU, mas onde não se prevêem dificuldades, sobretudo tendo em conta o apoio unânime não só dos países com direito a veto, mas de todos os membros do Conselho de Segurança.

Finda a aclamação pelo Conselho de Segurança, o embaixador da Federação Russa, que preside actualmente ao Conselho, respondeu a perguntas dos jornalistas. Descrevendo António Guterres como um homem "muito inteligente", recusou opinar sobre quem será escolhido para a sua equipa. Questionado sobre o facto de não ter sido eleita uma mulher, Vitaly Churkin disse que estas foram aconselhadas a candidatar-se e que o processo foi muito transparente.

António Guterres torna-se assim o 9.º secretário-geral da ONU. Desde 1981 que não havia um europeu no cargo.

[Notícia actualizada às 15h47]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CARNAVAL DAS ARÁBIAS
    08 out, 2016 lisboa 17:09
    GUTERRES ACLAMADO PELO CON"S"ELHO DE INSEGURANÇA... POR CAUSA DA SUA IMPORTANTE CONTRIBUIÇAO AO CARNAVAL DAS ARÁBIAS.
  • José Alberto Cruz
    06 out, 2016 Alcaide-Fundão 20:41
    Hoje,dia da nomeação de Guterres como Secretário Geral das Nações Unidas, devemos lembrar as palavras de AGOSTINHO da SILVA que dizia que Portugal ainda seria chamado a cumprir os seus desígnios no Mundo. Terá chegado a hora?
  • César Morais
    06 out, 2016 Viseu 20:23
    Parabéns António Guterres! Parabéns Portugal! Parabéns Nações Unidas! Parabéns Mundo!... Prevaleceu o Bom senso e Bom discernimento!
  • A. Ferreira da Costa
    06 out, 2016 Em São Tomé- S. Tomé e Principe. 19:31
    Não tenho duvida de que o lugar atribuído ao Sr Eng António Guterres é esforço da sua lealdade e honestidade, pela obra desenvolvida nos últimos anos. Parabéns, e Portugal inteiro comungará da responsabilidade que irá ter e que desempenhará com zelo e idoneidade, na qualidade de Secretário Geral da ONU.
  • Idabel amado
    06 out, 2016 Alqueidão da serra 18:31
    Orgulho ,é tudo o que pode sentir todo o Português. É, foi, e será a pessoa mais competemte, que Portugal tem em matéria política e humana! Parabéns Sr António Guterres!!!
  • 06 out, 2016 Alverca 16:25
    Tinha de ser um homem de esquerda !
  • Lolita
    06 out, 2016 Tavira 16:07
    Um dos raros políticos portugueses a quem reconheço mínimos de seriedade e mundivisão compatível com cargos de dimensão mundial.

Destaques V+