Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. Pedro Sanchez perde votação no PSOE e demite-se

01 out, 2016 - 19:14

[em actualização]

A+ / A-

O secretário-geral do Partido Socialista Espanhol (PSOE), Pedro Sanchez, perdeu a votação no Comité Federal (órgão mais importante do partido) e demite-se da liderança do partido.

Depois de muita polémica interna durante a reunião de 10 horas deste sábado, a votação de braço no ar deu 132 votos a favor e 107 contra. Os opositores apresentaram uma moção de censura à liderança de Pedro Sanchez.

"Para mim foi um orgulho e um honra", disse. "Hoje, mais do que nunca, é preciso estarmos orgulhosos de militar no Partido Socialista. Assim me despedi do Comité Federal, afirmando que para mim é um orgulho ser militante do Partido Socialista. A comissão de gestão que surgir nas próximas horas do debate que, legitimamente, decorre no Comité Federal, contará com o meu apoio leal, com o apoio que sempre me pediram e que, felizmente, sempre tive quando o pedi em muitas ocasiões nestes dois anos tão intensos da vida política espanhola", acrescentou.

De recordar que Pedro Sanchez já tinha ameaçado demitir-se se não vencesse a votação interna deste sábado. Não quer que o partido se abstenha e deixe passar o Governo de Rajoy.

Javier Fernandez, presidente das Asturias, vai liderar o PSOE nesta fase transitória, avança o jornal El Pais.

[em actualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    02 out, 2016 alemanha 17:25
    em portugal altos dirigentes do ps tambem nao concordaram com o costinha mas nao tiveram coragem para fazer o que fizeram os espanhois talvez porque o costinha teve bons professores como guterres socrates mario soares e muitos mais
  • Xico
    02 out, 2016 Lisboa 00:22
    Um hedonista que fica fora de jogo. Graaaáaaaaaaças a Deus!!!
  • O país da diversão
    01 out, 2016 Lisboa 20:41
    Com esta imprensa sabemos tudo o que não tem interesse para nós, O que aconteceu é apenas um problema interno do PSOE em Espanha, e nós estamos em Portugal.
  • Carlos Costa
    01 out, 2016 Santarem 20:14
    Finalmente,os membros do PSOE tomaram uma atitude digna e decente!!!!
  • Ridulfo
    01 out, 2016 Lisboa 20:06
    FINALMENTE, Graças a Deus. Tomara acontecesse o mesmo em Portugal com Costa!

Destaques V+