Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A convicção de António Vitorino: nenhum país com direito a veto votou contra Guterres

30 set, 2016 - 19:11 • José Pedro Frazão

O ex-comissário europeu está convicto de que entre os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU não existem objecções de fundo à candidatura de Guterres a secretário-geral daquela organização.

A+ / A-

Veja também:


Dos votos de desencorajamento que tem havido para António Guterres nas várias fases de eleição para secretário-geral das Nações Unidas, nenhum pertence a um Estado com direito a veto. É o que acredita António Vitorino, ex-comissário europeu.

“A sensação que eu tenho é que, até este momento, os votos de desencorajamento em relação ao engenheiro Guterres não vêm de nenhum membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Há um que é claro, que é a Nova Zelândia, que tem uma candidata ainda em liça. O outro há suspeitas, mas não creio que seja nenhum dos membros permanentes", afirma Vitorino no Fora da Caixa da Renascença (para ouvir esta sexta-feira, depois das 23h00).

“O que pode haver é um que não tem opinião [sobre Guterres] possa ser um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, para deixar toda a sua margem de negociação livre e aberta", alerta.

Mesmo os votos de encorajamento que tem havido não vinculam necessariamente os países para a votação final. “Interpretam o voto de encorajamento como um voto de fazer o caminho, mas não significa forçosamente que no fim seja essa a escolha deles."

António Guterres tem liderado as várias fases de votação até agora, mas o processo de escolha de um novo secretário-geral da ONU, para substituir Ban Ki-Moon, agitou-se recentemente com a entrada na corrida de uma nova candidata.

A convicção de António Vitorino: nenhum país com direito a veto votou contra Guterres
A convicção de António Vitorino: nenhum país com direito a veto votou contra Guterres

Kristalina Georgieva está a ser proposta pela Bulgária, numa manobra que provocou um pedido de esclarecimento por parte de alguns membros do Conselho de Segurança, uma vez que se trata da segunda candidata do mesmo país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pantano Islamico
    30 set, 2016 lisboa 20:14
    Está visto que vai ganhar o maluquinho dos refujihadistas.... Pantano islamico aqui não.

Destaques V+