Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa: “Vamos reflectir” sobre o veto de Marcelo

30 set, 2016 - 19:47

[Em actualização]​

A+ / A-

O primeiro-ministro diz que o Governo vai olhar para "os fundamentos" do veto do Presidente da República ao diploma que comunicava automaticamente ao fisco o saldo das contas bancárias acima dos 50 mil euros.

“O Governo vai olhar para os fundamentos que o Presidente explicitou”, diz. O executivo promete "reflectir" sobre os argumentos de Marcelo Rebelo de Sousa e tomar uma decisão, cuja primeira pessoa a saber “será o Presidente da República”.

“Vamos ponderar os fundamento da decisão e, em função disso, tomarmos uma decisão.O fundamente que foi explicitado pelo Presidente da República é muito claro. Não levanta questões contra a constitucionalidade da medida, mas sim quanto ao momento político”, disse, à saída de Serralves.

Esta sexta-feira, o Presidente vetou a lei que daria acesso do Fisco a saldos bancários acima de 50 mil euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    01 out, 2016 Tomar 15:22
    Pois, o veto do Sr. Presidente sorridente já esperado há muito por uma destas... vetar um diploma que ia expor muita gente grande, quem sabe a pessoa em si, só vai servir os interesses dos mesmos de sempre. O Zé povinho que continue a pagar e a cuidar dos mais necessitados ou famintos como os animais, que os GRANDES CORRUPTOS vão continuar impunes e a aumentar as suas fortunas...
  • Joca
    01 out, 2016 Terra 14:56
    O Presidente Marcelo devia era deixar-se de simpatias, dissolver a Assembleia e convocar eleições antecipadas para clarificar posições. Está visto que os portugueses não se reveem neste governo híbrido e extremista que não serve os seus interesses. Em 25 de Novembro de 1975, a maioria dos portugueses respirou de alívio quando se viu livre da minoritária ditadura comunista que se vinha impondo ao país, destruindo-o, e que fez sentir os seus efeitos perniciosos durante muitos anos. Quanto ao PSD, devia quanto antes escolher um líder credível, que não tenha devaneios neoliberais, com personalidade forte, que não seja um sabujo da UE e da Madame Merkel, e que se interesse pelo bem estar do povo sem estar ligado a elites malfazejas. O CDS, pelo menos, já não tem nenhum líder com telhados de vidro (espera-se que não haja o regresso do Drácula...).
  • Rodolfo
    01 out, 2016 Lisboa 12:49
    É muito bom que o Senhor comece a reflectir, é que até hoje o Senhor parece que ainda não o fez. O tempo da ditadura de esquerda pós 25 de Abril já passou, as pessoas têm o direito à propriedade privada para a qual trabalharam e de as suas contas bancárias não serem vasculhadas por uns indivíduos quaisquer do Estado. Cabe na cabeça de alguém o Estado poder vasculhar onde exactamente gasto o meu dinheiro, onde ficou a privacidade do cidadão ??? Hoje em dia os meios do controlo da evasão fiscal já estão muito aperfeiçoados. Este é sem dúvida mais um claro sinal do perigo deste governo e que não serve para o Pais. É sabido que o Senhor Costa , malabarista que é, vai por outros meios querer alcançar seus objectivos, muitas outras situações surgirão. Portugal está em estado num estado de Alerta.
  • antónio
    01 out, 2016 zebreira 07:16
    Até onde chega a cegueira e a mentalidade caceteira dos bandalhos de esquerda. Sim, eu tenho mais de 50000 Euros no banco, sempre fui trabalhador por conta de outrem, nem eu nem a minha esposa vimos de famílias ricas e os pais de ambos ainda estão vivos, logo sem heranças. Mas não sou cagão, não preciso de ter um BMW, Mercedes ou Audi nem um telefone de última geração. Estou-me literalmente a cagar para o que os vizinhos pensam de mim em termos monetários. Com essa minha maneira de ser, consigo acumular riqueza, porque razão teriam segundo, aquela esganiçada do Bloco de Esterco de me ir aos bolsos? Ela sim que provêm de uma família com um passado menos claro que o meu. Se todos olharmos atentamente ao nosso redor, por certo que sabemos de pessoas que ostentam uma riqueza que nalguns casos é difícil de explicar, actualmente existem mecanismos suficientes para investigar esses casos, mas nada é feito. O mal é que todos os chulos que vão passando pela assembleia vão aprovando leis menos claras que protegem este tipo de pessoas e quando é preciso dinheiro para os seus devaneios governativos acaba-se por se ir buscar dinheiro ao contribuinte que cumpre, esse sim é que está sempre verdadeiramente lixado. Acho que isto pura e simplesmente já lá não vai, a política não é vista de forma séria, o que interessa é contar umas tretas,, ter medidas populistas parar tentar ganhar as próximas eleições e pouco mais.
  • antónio
    01 out, 2016 zebreira 07:01
    Até onde chega a cegueira e a mentalidade caceteira dos bandalhos de esquerda. Sim, eu tenho mais de 50000 Euros no banco, sempre fui trabalhador por conta de outrem, nem eu nem a minha esposa vimos de famílias ricas e os pais de ambos ainda estão vivos, logo sem heranças. Mas não sou cagão, não preciso de ter um BMW, Mercedes ou Audi nem um telefone de última geração. Estou-me literalmente a cagar para o que os vizinhos pensam de mim em termos monetários. Com isso tudo
  • antónio
    01 out, 2016 zebreira 07:01
    Até onde chega a cegueira e a mentalidade caceteira dos bandalhos de esquerda. Sim, eu tenho mais de 50000 Euros no banco, sempre fui trabalhador por conta de outrem, nem eu nem a minha esposa vimos de famílias ricas e os pais de ambos ainda estão vivos, logo sem heranças. Mas não sou cagão, não preciso de ter um BMW, Mercedes ou Audi nem um telefone de última geração. Estou-me literalmente a cagar para o que os vizinhos pensam de mim em termos monetários. Com isso tudo
  • João Oliveira
    01 out, 2016 Póvoa Varzim 05:15
    Quem não deve não teme O Sr. Presidente da República foi o primeiro a temer. hummm...Só tem medo desta lei quem não paga ou não tem os impostos em ordem. Sr. Primeiro Ministro acho e proponho não deixar cair a lei. Mudar para o fisco ter acesso só quando o contribuinte ter dividas ou fugir ao fisco. A direita e muita gente de esquerda tem medo da lei...Quem ganha Salário médio nunca tem hipóteses de ter na conta 50.000 que fará quem ganha salário mínimo. Tem medo os ministros os ex políticos os exames Presidentesão e até os actuais...Para dar um aumento de 5 ou mais euros não é possível mas para deixar esta corja de corruptos sem pagar impostos, fica tudo na mesma. E o pior é que a direita toda aplaudiu o veto...Aprender Portugueses a passeata e o melhor do Sr. Presidente acabou ou está acabando e mostrando o seu verdadeiro nível...Acabar com os pobres e deixar os ricos enriquecer mais não é Sr Presidente....Entregar privilégios aos ex políticos não vetou? E nada fez como prometeu fazer! Assim Portugal não avança e depois os jornaleiros da nossa praça também não ajudam nada? Pois pois também estarão na escala dos advogados doutores etç etç que chegam ao fim do ano e só ganham salário mínimo! Não passam recibos. É sempre a mesma coisa a gente vai a uma consulta e paga e depois no fim, solicitamos o recibo e eles dão volta e mais volta e nunca encontramais o livro é depois! Depois passe por cá que eu! Tá ta ta ta ta. By by recibo...gostaram! nem eu.
  • Zezao
    01 out, 2016 Olhao 00:25
    Sinceramente não percebo tanta argumentação, o fisco já tem acesso através do IRS. Mas se estão tão preocupados com a desigualdade que alguns estranjeiro possam ter em relação ao acesso ás suas contas bancárias, podiam acabar com a discriminação/racismo em relação aos próprios Portugueses no que diz respeito ao IMI.
  • cala-te boca
    30 set, 2016 Santarém 22:47
    Já agora e mudando um pouco de assunto, por acaso todos devem estar recordados que quando um partido de esquerda tem algum sucesso lá fora logo por aqui aparecem gentes da mesma galáxia politica a relembrar a façanha, em contrapartida já ouviram algum comentário do afundamento do PSOE em Espanha?
  • antonio
    30 set, 2016 porto 20:57
    Era mais uma lei fascista para controlo dos cidadãos.

Destaques V+