A+ / A-

Quem ficou fora do Euro 2024? As principais ausências da seleção nacional

21 mai, 2024 - 18:02 • Eduardo Soares da Silva

Raphael Guerreiro esteve em todas as fases finais desde o Euro 2016, mas não teve lugar nos escolhidos de Martínez. Pedro Gonçalves e Trincão foram figuras do título do Sporting, mas também não entram nos 26. Confira todas as principais ausências.

A+ / A-

O dia da convocatória para a fase final de um Campeonato da Europa é especial e memorável para os contemplados na lista do selecionador. Mas pode também ser de desilusão para quem esperava, mas não ouve o seu nome. Roberto Martínez leva 26 jogadores para a Alemanha. Quem ficou de fora?

Raphael Guerreiro é uma ausência de peso. O lateral esquerdo do Bayern de Munique esteve em todas as fases finais desde o Euro 2016, mas uma lesão na reta final da época impede-o de jogar mais um Europeu. De fora fica também João Mário, que fez três internacionalizações, mas fica atrás de Cancelo, Dalot e Semedo na hierarquia.

No centro da defesa, Toti Gomes, do Wolverhampton, é o principal ausente. Nunca figura na seleção, mas regularmente convocado, fica de fora da lista final. Martínez classificou-o como o "sexto central".

No meio-campo, o campeão Matheus Nunes não teve espaço. O médio não foi essencial na época do Manchester City e acaba preterido pelo selecionador.

As maiores dúvidas surgem no ataque. Pedro Gonçalves e Trincão foram essenciais para a conquista do título do Sporting, mas acabam por ficar fora. Ambos não somaram qualquer minuto na caminhada para o Europeu e Roberto Martínez lamentou que ambos tivessem falhado a convocatória de março por lesão.

"Acho que o Trincão e o Pedro Gonçalves tiveram uma época excecional, mas são jogadores que têm azar porque o estágio de março era um estágio importante", justificou.

Bruma e Ricardo Horta, ambos do Sporting de Braga, também não repetem presença. O capitão do Braga recebeu até uma chamada de Roberto Martínez: "Não falei com ninguém. O único jogador a quem liguei foi o Ricardo Horta, porque fiquei realmente triste por não ter feito parte".

"Não gosto de falar de nomes individualmente, mas acho que preciso de falar de um jogador que foi muito, muito difícil de fora: o Ricardo Horta. É um exemplo, tecnicamente e taticamente é um sonho para um treinador. É uma situação em que há outros jogadores especialistas em posições que precisamos. Foi impossível ele ficar, mas fez tudo para estar na lista”, completou.

Conheça o perfil dos principais excluídos e os dados individuais de cada um deles:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Manuel Morais
    21 mai, 2024 valpaços 23:06
    Lamentável os critérios e interesses empresariais, que suscitam estas escolhas na convocatória.para a seleção do sr. Fernando Gomes, do sr Martinez e do sr empresário. Enfim...

Destaques V+