Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estudantes de medicina visitam aldeias de Alcácer do Sal

29 set, 2016 - 00:10 • Elsa Araújo Rodrigues

O Med On Tour vai ocupar 65 estudantes de medicina durante três dias, entre sexta e domingo.

A+ / A-

Arranca na próxima sexta-feira, em Alcácer do Sal, a iniciativa Med On Tour, da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, que leva futuros médicos a visitar aldeias isoladas do concelho.

São 65 os estudantes de medicina, de oito escolas médicas do país e de vários anos, que vão estar na próxima sexta-feira, sábado e domingo em aldeias isoladas de Alcácer do Sal a fazer rastreios e a promover a saúde. Os futuros médicos vão a aldeias remotas do concelho para estar em contacto mais próximo com as populações.

"Na sexta-feira, vamos fazer actividades mais locais e vamos andar mais na periferia do concelho. Vamos fazer visitas porta a porta, nas aldeias. Na aldeia de Santa Susana, Santa Catarina, Comporta, Montevil e Batão. Vamos também fazer rastreios cardiovasculares na rua, e aí sim, na vila, em Alcácer do Sal, na sexta-feira, das 11 às 5, e vamos estar o dia todo de sábado. Vamos estar no largo Luís de Camões e no parque da Feira de Exposições", disse Vitória Matos, vice-presidente da associação nacional de estudantes de medicina.

A responsável pela iniciativa Med On Tour acrescenta que “o objectivo principal é sempre a promoção da saúde, em todas as suas áreas". "Nós focamos principalmente três áreas distintas: a saúde pública, a promoção de estilos de vida saudáveis. Depois a questão da saúde sexual e reprodutiva e também abordamos a questão dos direitos humanos e da ética médica”, refere

Para além dos rastreios à diabetes e hipertensão, os futuros médicos também vão visitar as escolas e jardins-de-infância de Alcácer do Sal falar de educação para a saúde.

Este é o quinto ano que os estudantes de medicina visitam vilas e aldeias isoladas e com pouco acesso a cuidados de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+