A+ / A-

Marcelo compara candidatura de Georgieva à ONU a entrada na “maratona” nos últimos metros

28 set, 2016 - 12:48

"Dá uma sensação muito desconfortável", reage o Presidente ao facto de a Bulgária ter mudado candidata ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas.

A+ / A-

O Presidente da República comparou a candidatura de Kristalina Georgieva às Nações Unidas a um concorrente que entra nos últimos 100 metros para tentar ganhar a maratona, sublinhando que António Guterres é um "maratonista natural".

"Por princípio, Portugal respeita e saúda todas as candidaturas. No entanto, tive aquela sensação de estar a ser corrida uma maratona e de repente aparecer um concorrente que entra nos últimos 100 metros para tentar ganhar", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à saída do congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, que decorre em Lisboa.

A Bulgária mudou a sua candidata ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), substituindo Irina Bokova por Kristalina Georgieva. A vice-presidente da Comissão Europeia Kristalina Georgieva, candidata apoiada pela chanceler alemã, Angela Merkel, é considerada a mais difícil adversária do ex-primeiro-ministro português António Guterres na corrida à liderança das Nações Unidas.

Sublinhando que saúda a existência de mais concorrentes na "maratona", Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que há "quem tenha corrido a maratona toda nas audições, nos votos consecutivos".

Por isso, acrescentou, "dá uma sensação muito desconfortável ver entrar de repente a 100 metros da meta alguém que quer competir com quem anda a correr há muito tempo".

"Mas, permanece a mesma serenidade e a mesma confiança até ao fim da maratona", enfatizou, lembrando ainda que a candidatura do ex-primeiro-ministro português foi apresentada no devido tempo e de "uma maneira transparente".

"Foi um maratonista que correu a maratona para a vencer, não precisando entrar a 100 metros da meta para poder vencer a prova", vincou.

Guterres, que durante dez anos foi alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, venceu as cinco votações até agora realizadas, repetindo, na passada segunda-feira, o resultado da votação anterior: 12 votos "encoraja", dois "desencoraja" e um "sem opinião". Além disso, participou nas audições e debates promovidos pela ONU.

A Bulgária anunciou, antes da última votação do Conselho de Segurança, que ocorreu esta segunda-feira, que poderia retirar o apoio a Irina Bokova caso a candidata não figurasse no primeiro ou segundo lugares, mas a directora da Unesco piorou o seu resultado e teve sete votos "desencoraja", contra seis "encorajamentos".

A próxima votação do Conselho de Segurança está prevista para a primeira semana de Outubro, mas agora ficará a conhecer-se a posição dos membros permanentes do Conselho de Segurança - Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido -, com poder de veto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    29 set, 2016 Lisboa 09:08
    O que ia Guterres dar a Portugal ? Refugiados? A ONU é uma fraude amaricona!Sempre foi ! Lá se foi a reforma no estrangeiro ao ar ! Barroso ao menos ainda recebe a sua reforma de criado . Tudo Lixo! Tudo Excelências ! Tenho um caso de corrupção nos Açores que não se resolve á dois anos e vêm aqui falar do Guterres?
  • Azedo
    28 set, 2016 cascais 19:39
    A Democracia só é possível com compromissos......Se não houver veto ...acredito que Guterres vencerá....e a Alemanha não tem este poder. Mas se Guterres for vetado por um dos 5 possíveis....aí ....há que entender o porquê da ONU....que é acomodar e juntar os mais poderosos de forma a evitar uma nova guerra mundial......e desde que foi fundada que tal tragédia não acontece.........Eu sei que é a fraqueza da Democracia...mas não há sistema perfeito....e este ainda é o melhor que conheço porque vivemos o melhor tempo de sempre ....pelo menos no Ocidente
  • Otário cá da quinta
    28 set, 2016 Coimbra 17:08
    Claro que tem toda a razão. Isto é caso para Portugal e outros países cortarem relações diplomáticas com a Alemanha e abandonarem essas organizações minadas por NAZIS.
  • Antonio Ribas
    28 set, 2016 Povoa Sta Iria 14:15
    Faco minhas as palavras de Sua Excelencia o Presidente da Republica pelos comentarios que ja fez a proposito deste assunto,e quero acrescentar que afinal nao e so Portugal um Pais de Chicos Espertos .Depois de tudo o que o Eng Antonio Guterres passou no terreno vem agora esta mulher para nao dizer outra coisa armada em chica espera com o apoio doutra chica esperta ditadora passar por cima de tudo o que Eng AGuterres conseguiu.Mas ja vi um porco andar de bicicleta por isso tudo pode acontecer mas se imperar o bom senso e se aqueles que votaram ate agora no Eng AGuterres o fizerem e como o voto e secreto estou convencido que sera ele o proximo SecGeral da ONu que muito merece porque e a pessoa com mais bagagem que la esta.

Destaques V+