Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Task force” internacional neutraliza célula jihadista

28 set, 2016 - 11:28

Os agentes envolvidos detiveram três suspeitos em Barcelona, um em Melilla, um em Bruxelas e o último em Wuppertal, na Alemanha.

A+ / A-

Uma força conjunta de espanhóis, alemães e belgas detiveram cinco pessoas suspeitas de formarem uma célula “activa” e “perigosa” do autodenominado Estado Islâmico, revelou o ministro da Administração Interna espanhol esta quarta-feira.

Nesta operação foram detidos quatro espanhóis e um marroquino que estariam a promover o islamismo radical nos três países.

Os agentes envolvidos detiveram três suspeitos em Barcelona, um em Melilla, um em Bruxelas e o último em Wuppertal, Alemanha.

O grupo usava as redes sociais, especialmente o Facebook, onde criaram uma página denominada “O Islão em espanhol”. Aqui enalteciam o Estado Islâmico e espalhavam a mensagem e ideais do grupo terrorista que opera na Síria e no Iraque. Tinham mais de 32 mil seguidores.

A operação dos suspeitos estava montada quase exclusivamente em Espanha.

Segundo o ministro, são acusados de instigarem ataques, promoverem a radicalização e uma militância radical, além de actuaram como intermediários para o grupo terrorista na Europa.

Desde que Madrid elevou o seu nível de alerta para quatro – o segundo mais alto – em 2015, as autoridades já detiveram 113 suspeitos em Espanha e 30 fora do país.

Desde o início do ano, 34 pessoas já foram detidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    28 set, 2016 Cacém 16:32
    A prisão destes 5 elementos deve ter desferido um "rude golpe" no Islão radical....portanto é de continuar a educar e a treinar centenas de milhar de pessoas no Total Respeito pelas Leis Islâmicas que vamos longe.....

Destaques V+