Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa defende diversificação do turismo algarvio para manter actividade todo o ano

27 set, 2016 - 22:18

O primeiro-ministro recorda que o turismo “é hoje um dos componentes fundamentais da economia”, indicando que o sector representou 6% do PIB e 6% das exportações.

A+ / A-

O primeiro-ministro disse esta terça-feira que o crescimento do turismo verificado este ano no Algarve deve servir como incentivo para ir mais além, nomeadamente com a diversificação da oferta para que a actividade se prolongue durante todo o ano.

“O Algarve não pode ser só destino de verão, tem de ser ambição para os 365 dias do ano”, disse António Costa, durante a inauguração do Hotel Pestana Race, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Na opinião do primeiro-ministro, “é preciso conquistar novas rotas, mais turistas, diversificar a oferta e prolongar a actividade na região algarvia mais dias por ano”.

“Certamente que este crescimento é mérito dos operadores turísticos, mas estas notícias não nos devem conformar, mas sim, um incentivo para ir mais além”, destacou António Costa.

O primeiro-ministro recordou que o turismo “é hoje um dos componentes fundamentais da economia”, indicando que o sector representou 6% do Produto Interno Bruto e 6% das exportações portuguesas.

O Hotel Pestana Race & Resort é a 13ª unidade hoteleira do grupo na região algarvia, onde se inclui um hotel com 75 quartos e 96 apartamentos, cuja decoração é inspirada no desporto automóvel.

Trata-se da terceira unidade hoteleira aberta pelo grupo no espaço de um ano no Algarve, depois dos hotéis Alvor Praia e South Beach, num investimento superior a 20 milhões de euros.

De acordo com o presidente da comissão executiva do Grupo Pestana, José Theotónio, o grupo gere actualmente 11 mil quartos e emprega cerca de 1.100 pessoas nas 13 unidades do Algarve, prevendo a abertura de uma nova unidade em 2019.

“Trata-se do projecto Quinta da Amoreira, em Alvor, no concelho de Portimão, especialmente dirigida para as famílias”, disse aquele administrador.

“O Algarve é uma região com potencial para crescer ao nível da oferta, daí o investimento no projecto Quinta da Amoreira, uma área com 12 hectares, onde prevemos construir um Hotel Retail Resort, cuja abertura deverá ocorrer em 2019”, indicou.

Segundo José Theotónio, o total de investimentos em unidades hoteleiras em Portugal e no estrangeiro, é de cerca de 55 milhões de euros, nomeadamente em Amesterdão, Bahia Palace nos Açores, em Nova Iorque e os Pestana CR7, quer o do Funchal quer o de Lisboa.

A nova unidade hoteleira foi hoje inaugurada pelo primeiro-ministro, acompanhado pelo ministro da Economia e pela secretária de Estado do Turismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    28 set, 2016 lisboa 00:10
    lá está o ilusionista/ manipulador (o costa) a dizer o óbvio como se tivesse inventado a pólvora
  • Bento Fidalgo
    27 set, 2016 Agualva 22:49
    O que há a fazer é aumentar os descontos que as empresas, não os empregados, têm que pagar à segurança social pelos empregados temporários e a prazo pois, há empresas, há anos e anos, com o mesmo posto de trabalho preenchido por trabalhadores temporários e a prazo. Não há carreiras profissionais, só no estado, anos e anos com ordenado mínimo. Não há técnicos de carreira, fazem-nos em 3 ou 6 meses e depois ficam desempregados.

Destaques V+