Conheça alguns dos quadros de Miró que o Porto vai receber

Conheça alguns dos quadros de Miró que o Porto vai receber

A+ / A-

27 set, 2016 - 13:48

As 85 obras da colecção do artista catalão terão morada permanente no Porto. Antes, são mostradas em Serralves.
A+ / A-

É o maior conjunto de obras em todo o mundo de Joan Miró e vai ficar em permanência no Porto. O Governo quer criar um novo “pólo de atractividade” na cidade, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro, António Costa.

Antes disso, cerca de 80 do conjunto de 85 obras da colecção do artista catalão, que passou para a posse do Estado depois da nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), serão expostas na Casa de Serralves.

A exposição "Joan Miró: Materialidade e metamorfose", que abarca seis décadas da carreira do pintor, de 1924 a 1981, ficará exposta na instituição portuense de 1 de Outubro a 28 de Janeiro de 2017.

Escritura sobre fondo rojo. 17 de Fevereiro de 1960. Óleo sobre tela

Mujer y pájaro. 24 de Novembro de 1959. Óleo sobre tela

El canto de los pájaros en Otoño. Setembro de 1937. Óleo sobre celotex

Personaje. 27 de Janeiro de 1960. Óleo e cera sobre cartão

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leiga enganada
    27 fev, 2017 19:42
    Hoje fui a Serralves para ver os quadros de Miró, mas não os vi,não estavam lá, devia ter pedido a devolução do dinheiro
  • Leiga enganada
    27 fev, 2017 Coimbra 19:24
    Fui ver a exposição e não vi nenhum dos quadros que aparecem nas imagens das noticias. Depois de percorrer todas as salas perguntei aos seguranças se havia mais para ver e eles disseram que não. Não vi nenhum quadro de Miró, desculpem mas fui enganada.
  • Vera
    19 out, 2016 Palmela 14:30
    As crianças com problemas, que se apresentam em psicologia infantil, é que desenham assim: porque estão contrariadas, porque têm um desgosto (se lhe morreu o cão ou o gato), ou se os pais não se entendem, ou se ficaram sem a avó... qualquer problema que uma criança tenha, é compreendido na psicologia infantil, desenhando! Se houver por aqui algum psiquiatra, ou psicólogo de crianças, que se pronuncie... porque eu ensinei crianças com dificuldade de aprendizagem; infelizmente, quase que tirei o curso de psicologia! Isto, é uma exposição de desenhos infantis, parte deles de crianças com sérios problemas: 'um emaranhado de ideias descontroladas'! Se Miró era psicólogo e resolveu expor os desenhos, dando-lhes ênfase, tenho todo o respeito por ele! Toda a Psicologia, é uma Arte (de compreensão e de descoberta).
  • Luis
    16 out, 2016 Lisboa 23:20
    Cá está a razão porque continuamos a ter credibilidade perante os nossos credores!
  • Francisco Gomes
    27 set, 2016 Lisboa 21:49
    As minhas netas, quando tinham 5 anos de idade, faziam bonecos parecidos como estes...
  • Leonardo
    27 set, 2016 Massamá 17:03
    Relembram desenhos da minha Escola Primária que oferecíamos no Natal aos nosso Pais..............