Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério da Saúde garante que não vai privatizar ADSE

03 ago, 2016 - 12:58

A posição do Governo surge na sequência da divulgação do relatório final da Comissão de reforma da ADSE, que defende que “a nova entidade deverá ser pessoa colectiva de direito privado, de tipo associativo, sem fins lucrativos e de utilidade pública administrativa”.

A+ / A-

O Ministério da Saúde garantiu, esta quarta-feira, que a ADSE não será privatizada e que a preocupação central será a sua sustentabilidade, na sequência de um relatório que defende a transformação desta entidade em “pessoa colectiva de direito privado”.

“Cumpre reafirmar que, em nenhum momento, serão apresentadas quaisquer medidas que tenham como objectivo a privatização total ou parcial da ADSE. Importa acima de tudo reafirmar a preocupação central com a sustentabilidade da ADSE reforçando os mecanismos de estabilidade e de confiança que cumpram as legítimas expectativas do conjunto dos seus beneficiários”, afirma o Ministério da Saúde em comunicado.

A posição da tutela surge na sequência da divulgação, na terça-feira, do relatório final da Comissão de reforma da ADSE, que defende que “a nova entidade deverá ser pessoa colectiva de direito privado, de tipo associativo, sem fins lucrativos e de utilidade pública administrativa”.

O Ministério da Saúde explica que, em nome das responsabilidades públicas e da transparência, entendeu divulgar publicamente o relatório, mas sublinha que as suas conclusões representam apenas “as visões dos membros que a integram” e “não refletem necessariamente as visões do Ministério da Saúde ou de qualquer das instituições com que os membros da Comissão se encontrem afiliados.”

Ao ministério de Adalberto Campos Fernandes cabe agora elaborar uma proposta de procedimento legislativo que tenha em conta o dever de cumprimento dos compromissos inscritos no seu programa.

Nesse procedimento legislativo, serão tidos em conta todos os documentos produzidos - nomeadamente este, o da Entidade Reguladora da Saúde e o do Tribunal de Contas - bem como os contributos dos parceiros sociais, em particular das estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da Administração Pública.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lucília
    03 ago, 2016 Vila Nova de Gaia 17:19
    A ADSE deu um lucro de cento e tal milhões de euros em 2014 , que fizeram a esse dinheiro? Em 2015 continuou a dar lucro. Pergunto porque é que este ano aumentaram a tabela da ADSE se tem estado a dar lucro, que fazem a esse dinheiro que é pago por todos os funcion ários públicos! Alguma coisa não bate certo o que será!
  • Ao americo
    03 ago, 2016 Lis 16:57
    Quando se manda fazer um estudo não quer dizer que ele seja a biblia! Aliás por vezes até se fazem mais do que um para se poder comparar! Isto não é branco ou preto!...Quando se debita sem entender não passa de apenas uma opinião!
  • Americo
    03 ago, 2016 Leiria 15:32
    Se estão contra o estudo, porque é que o mandaram fazer ? Isto é para rir ? Ou chorar ?
  • Nuno
    03 ago, 2016 V.N.Gaia 15:22
    Não é de estranhar, porque isso já foi defendido e continua a ser, inclusive pelo antigo administrador do Hospital de S.João, este Sr. até foi chamado por este governo "mas bateu com a porta pouco tempo depois, não se sabe porquê) Uma coisa é certa há muita gente a querer meter os garfos no dinheirinho da ADSE.
  • manuel
    03 ago, 2016 PORTO 15:07
    A SAUDE E IGUAL PARA TODOS A ADSE DEVE SER PREVATIZASA
  • Os media
    03 ago, 2016 Lx 15:04
    Em diapasão com as seguradoras e outras finanças oportunistas do que é uma mera proposta da comissão informam como se fosse um facto consumado! A seguir claro que os que governam têm de vir esclarecer! Mas o impacto inicial ficou nas mentes dos mais incautos! Estamos num pais de loucos!
  • Kokas
    03 ago, 2016 aveiro 15:01
    Como associado da as e há mais de quarenta anos,concordo que a mesma devia passar a ser uma mútua para que o estado retire a mão sa nossa massa, da qual se serve, sempre que precisa de dinheiro e a das e é autosoficiente se os politicos não a roubarem
  • Ana Maria
    03 ago, 2016 Pt 14:19
    Tanta gente a querer por a unhas no dinheiro da ADSE...
  • Arnold
    03 ago, 2016 Linha 14:18
    Bem, não costuma haver fumo sem fogo, e se já foi falado..., é porque alguma coisa se passa. Mais, nesta altura do ano é mais fácil aprovar porque muita gente está de férias e nem se apercebe! E o burro sou eu?
  • AM
    03 ago, 2016 14:16
    Mas que comissão tão ordinária!

Destaques V+