Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Serviço Nacional de Saúde ganhou quase quatro mil profissionais num ano

27 set, 2016 - 11:26

Entre os novos profissionais, há mil médicos e quase dois mil enfermeiros.

A+ / A-

Há mais 3.800 profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) no último ano, segundo dados do ministro da Saúde, que considera histórico o número de colocações de trabalhadores de saúde.

O ministro Adalberto Campos Fernandes disse, esta terça-feira, na comissão parlamentar de saúde, que de Setembro do ano passado para Setembro deste ano há mais 3.861 pessoas a trabalhar no SNS. Destes profissionais, cerca de mil são médicos e 1.600 são enfermeiros.

A estes, junta-se, ainda a entrada de mais de dois mil clínicos que concluíram o internato.

"Estamos, historicamente, perante o maior número de colocação de médicos e de outros profissionais", declarou Campos Fernandes.

De acordo com o Ministério da Saúde, entraram, recentemente, cerca de 450 médicos especialistas hospitalares, incluindo vários clínicos há muito fora do SNS. Foi ainda dada autorização para o regresso de cerca de 100 clínicos que se encontravam aposentados.

Quanto ao impacto financeiro da passagem para as 35 horas de trabalho semanais no sector da saúde, Adalberto Campos Fernandes adiantou que as contas de Julho e Agosto mostram variações de 2,8 milhões de euros, quando as "estimativas mais prudentes" apontavam para acréscimos de 19 milhões de euros num semestre.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuela Ribeiro
    27 set, 2016 Lisboa 15:43
    Senhor ministro é bom saber que arranjou emprego para tanta gente, mas pelo vistos não se notou nada nos serviços. Sabe além da propaganda que querem passar com estas noticias a verdade é que então há muita gente nos serviços que não fazem nada.è por aí que tem de acatar,porque os impostos que eu e o resto do povo paga, não dá para tudo.Faça lá um estudo sério e exaustivo nos hospitais e centros de saude e vejam a rentabilidade do pessoal.Governar não é fácil, mas assim no público e no privado.Agora fazer propaganda com entrada de pessoal que custa milhões ao País sem saber que é preciso,olhe vou ali e já venho.Querer com isto colocar mais uma bandeira na eleição do costa é o mesmo que já estar a inventar mais um imposto ao Povo.É que os impostos não aguentam tudo e quem os paga como eu não embandeira em arco com esta publicidade,antes pelo contrário fico triste e revoltado,porque se gerissem o pessoal que tem ao serviço do Serviço Nacional de Saúde,dava e sobejava. A racionalidade não se inventa pratica-se. Por isso só toca piano quem sabe. E neste caso aconselho-o a continuar na sua clinica e deixar a propaganda para os politicos do costa doutorados na mentira e propaganda ao velho estilo Estalinista.Agora até o admiro como médico e gostaria de continuar a pensar assim.

Destaques V+