Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissão propõe mini-revolução na ADSE

02 ago, 2016 - 20:46

A sustentabilidade financeira deve ser garantida com contribuições dos funcionários públicos, mas também poderá vir a prestar serviços a outras pessoas.

A+ / A-

A nova ADSE deverá ser uma pessoa colectiva de direito privado, em que o Estado não tem responsabilidade financeira mas acompanha e fiscaliza a sua actividade. A recomendação é da Comissão de Reforma da ADSE - Assistência na Doença dos Servidores do Estado.

O relatório final a que a agência Lusa teve acesso defende que o subsistema de saúde do Estado deve ser uma pessoa colectiva, de tipo associativo, sem fins lucrativos e de utilidade pública administrativa. Associação mutualista ou associação privada sem fins lucrativos são os figurinos que a Comissão de Reforma considera mais adequados.

Quanto ao Estado não se pode desligar completamente do sistema de saúde dos trabalhadores da função pública, mas a sua intervenção deve resumir-se à monitorização do modelo de governação da nova entidade, sem assumir responsabilidades financeiras.

Essa deve ser assegurada pelo equilíbrio entre receitas e despesas, o que pressupõe uma adequada definição de contribuições e/u benefícios, refere o relatório.

O modelo terá que ser sustentável e isso poderá ser conseguido através do aumento das contribuições.

Mas a Comissão de Reforma da ADSE considera que não deve indicar qual a taxa de contribuição a ser cobrada aos titulares e/ou a sua evolução ao longo do tempo. A decisão cabe à gestão futura, assim como a de alargar o universo de titulares.

As funções da nova entidade passam pela recolha de contribuições e a sua gestão na prestação de cuidados de saúde. Poderá prestar serviços a terceiros mas desde que sejam cobrados pelos valores de mercado.

O documento deixa ainda clara a defesa da separação das duas componentes da ADSE, mantendo-se apenas a da protecção na doença. A cobertura de acidentes de trabalho deverá ser financiada pelo Estado, porque é obrigação da entidade empregadora.

Para Comissão liderada por Pedro Pita Barros, a transição entre o actual modelo e o futuro deverá ser feita de forma gradual, num período de dois anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • F.S.
    04 ago, 2016 Lisboa 14:29
    É fácil gastar o dinheiro dos outros. Para mim a política e os políticos deste País são de uma geração "rasca". Não têm valores e muito menos ética. Mas são os primeiros a apregoar, alto e em bom som, o que deve fazer o comum dos cidadãos. Pague os seus impostos já e bufe depois. Quando é para reembolsar valores retidos a mais (a propósito retidos por quê? Com que fundamento?) pagaremos quando e se pudermos, para ajudar o deficit..............

Destaques V+