Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Regime sírio volta a bombardear zonas rebeldes de Alepo e vê vitória ao alcance

25 set, 2016 - 14:09

Se Assad conseguir dominar Alepo fica com todas as cidades costeiras da Síria, controlando a esmagadora maioria da população e consolidando o regime. Conselho de Segurança vai reunir de emergência, mas Moscovo não deve estar interessado em quebrar o ímpeto do Governo.

A+ / A-
Regime sírio volta a bombardear zonas rebeldes de Alepo e vê vitória ao alcance
Regime sírio volta a bombardear zonas rebeldes de Alepo e vê vitória ao alcance

Aviões russos e sírios bombardearam este domingo de manhã uma zona estratégica a poucos quilómetros do norte da cidade de Alepo.

O campo de refugiados palestinianos de Handarat tinha sido ocupado pelas forças do regime no sábado, mas horas mais tarde os rebeldes contra-atacaram e conseguiram reocupar o território, levando a força aérea síria, com o apoio de aviões russos, a bombardear.

Os bombardeamentos a Alepo têm sido contínuos desde quinta-feira, depois de o cessar-fogo de uma semana ter chegado ao fim na segunda-feira passada. Há relatos de muitas mortes na zona de Alepo ainda dominada pelos rebeldes, entre os quais civis.

As tropas leais ao regime, que contam com o apoio de Moscovo mas também de milícias xiitas do Iraque, do Afeganistão e do Líbano, o poderoso Hezbollah, estão apostadas em conquistar os bairros de Alepo que ainda estão em mãos rebeldes, consolidando assim o seu domínio da cidade e dando um passo crucial para vencer a guerra-civil que, todavia, parece estar longe de acabar.

Se Assad voltar a dominar Alepo fica com o domínio de todas as principais cidades da faixa ocidental do país, onde vive a esmagadora maioria dos sírios, e os rebeldes ficam limitados sobretudo a aldeias e zonas rurais, divididas geograficamente umas das outras. O autoproclamado Estado Islâmico continua a controlar Raqa, no interior e um vasto território à volta, mas que são estrategicamente de menor importância. Já no nordeste as principais cidades são dominadas por forças curdas, aliadas a milícias cristãs que, tendo começado a guerra contra o regime estão agora mais concentradas em suster a ameaça do Estado Islâmico, não se registando combates significativos com o exército sírio.

A realidade no terreno ajuda a compreender por que razão o regime sírio e seus aliados não se mostram particularmente em dar tréguas ou acordar um novo cessar-fogo que, a seu ver, apenas dará tempo para os rebeldes em Alepo se reorganizarem e receberem reforços e armas.

Perante o aumento da intensidade dos combates, o Conselho de Segurança da ONU já convocou para as 16h deste domingo, uma reunião de emergência. O encontro foi pedido pelo Reino Unido, França e Estados Unidos.

Num comunicado, a União Europeia e os Estados Unidos, instam a Rússia a tomar medidas que garantam o cumprimento do cessar-fogo, mas tudo indica que Moscovo quer ver Alepo solidamente nas mãos do regime antes de fazer qualquer cedência.

[Notícia corrigida às 16h01]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Rodrigues
    29 set, 2016 Viseu 19:45
    O regime deve ser apoiado. De certo que não foi o regime que organizou os rebeldes, Quem incentivou e armou os rebeldes, esse sim foi o criador da guerra. Mas a cobardia capitalista europeia dá sempre rezão a esse tal país, que vive sempre à conta das guerras...
  • Eu
    25 set, 2016 Lisboa 21:21
    Têm de bombardear mesmo, o terror respeita o terror, muitos inocentes morrem, mas também morreram na Bélgica, França. etc. Deveriam identificar os integrantes do Daesh e fuzilar as familias, não percebo porque nao o fizeram em relação ao tipo de matou dezenas em Nice. Assim ganhavam respeito.
  • Manuel Alfredo
    25 set, 2016 La Chaux de Fonds 20:58
    os sirios podem agadecer aos russos e a europa tb enquanto os russos ajudam os sirios acombaterem os terroristas e os que estao contra o governo.Os americanos tem todo interesse que europa se destablize e para o conseguirem,financiam o terrorismo junto com dubai,koeity,katar.A frança e alemanha sao os aliados dos americanos.a inglaterra sai da cm.europeia para ser uma nova suiça
  • lourenço
    25 set, 2016 France 19:23
    A grande russia é a unica que vê a verdade,europa dos baixinhos e estados unidos so querem é vender armas e que a guerra dure quanto mais melhor!!deram cabo do irake e da libia e agora querem rebentar com a siria!!!!!qual sera a proxima nação na mira dessa gentalha???
  • Joca
    25 set, 2016 Oeiras 19:03
    Mas não é normal que um país tente controlar a totalidade do seu território? Existem muitas questões que tornam esta guerra meio esquisita uma delas é a de o seu fim, a paz, só é possível com a capitulação de uma das partes a que neste momento parece estar mais bem colocada no terreno. E os mortos, feridos, deslocados e todos os que sofrem, são só danos colaterais? Comecem por ajudar o país a reorganizar as suas estruturas é aí que esta a chave para a paz duradoura.
  • João
    25 set, 2016 Lisboa 17:14
    E aí está os comunas deitam logo a cabeça de fora! Não nada no artigo que indique o andam para a aqui a falar, mas eles aproveitam todas a soportunidades para fazer campanha! Muito gostam eles de caciques e ditadores! O regime mata o próprio povo que se farta, foi esse mesmo regime a iniciar as hostilidades e dar razão aos rebeldes, 300.000 mortos não o foram por acaso, e estas criaturas andam para aqui a atribuir as culpas aos outros! É preciso não ter vergonha na cara! Este regime criminoso com o aliado brutamontes russo, matou num só dia mais gente do que todos outros juntos. Os americanos quando se enganam e admitem-no, é uma gritaria histérica não se calam e querem logo pegar nas tochas e forquilhas. Os russos, sírios, iranianos e libaneses, matam descaradamente seja lá quem for doentes, crianças e mulheres, cometendo à frente de todos crimes de guerra e estes canalhas aplaudem de pé! Paradoxo que levam a que este mundo jamais tenha paz!
  • Asdrúbal
    25 set, 2016 Setúbal 16:33
    Desde quando Alepo é uma cidade costeira? Falam tanto de Alepo e nem sequer sabem onde fica! Faz muito bem o governo sírio em erradicar de uma vez por todas os terroristas desta cidade e ter morto várias dezenas de mercenáros de Israel, EUA, Reino Unido Qatar, Arábia Saudita e da Turquia que lá estavam a utilizar civis como escudos humanos.
  • skizy
    25 set, 2016 Vila do Conde 16:27
    Espero que o governo sírio consiga o controlo total, e as tretas dos estados unidos já metem fastio, que rebeldes qual quê? terroristas!
  • nortada41
    25 set, 2016 Porto 15:52
    é uma anedota esta reuniao , vao reunir porque um país consegue conquistar territorio nacional ?? viva o povo SÍRIO morte a quem lhes levou a morte e a destruição.
  • Alberto Sousa
    25 set, 2016 Portugal 15:40
    "regime", "rebeldes"!!! Ou querem dizer que o governo legítimo quer acabar com os terroristas, que a soldo do EUA e dos Árabes vizinhos, procuram fazer um golpe de estado? Escrevam sem parcialidade s.f.f. Chega de propaganda americana que só fomenta ódios, guerras, fome, doenças e desgraças.

Destaques V+