Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo imposto. Costa lembra que Passos defendeu maior taxação sobre imóveis de luxo

22 set, 2016 - 17:43

Costa nada avançou sobre o tão falado novo imposto. Assunção Cristas aludiu a um "silêncio ensurdecedor do Governo".

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quinta-feira que o presidente do PSD defendeu, em 2014, a taxação sobre património e imóveis de luxo, considerando então que este era "um bom princípio social-democrata".

"É tão evidente que até o doutor Pedro Passos Coelho estava de acordo", afirmou António Costa, que falava no debate quinzenal, no parlamento, sobre o tema que tem marcado a agenda política nos últimos dias: a eventual criação de um imposto sobre o património imobiliário a incluir no Orçamento do Estado (OE) para 2017.

Costa respondia a perguntas da coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, e - definindo-se como um "moderado social-democrata desde os 14 anos" -, aproveitou para recordar palavras do líder do PSD, e ex-primeiro-ministro, proferidas em 2014 num congresso do PSD.

Já Catarina Martins teceu palavras sobre o que diz ser a "desculpa de sempre" da direita quando se avançam impostos sobre património ou imóveis de luxo: "É sempre assim. Sempre que há uma medida para combater privilégios, a direita dirá que isso faz perder investimento. É a desculpa de sempre".

O chefe do Governo criticou também PSD e CDS-PP por agora se mostrarem preocupados com, por exemplo, uma eventual quebra no investimento, mas terem sido os partidos "que mais aumentaram a carga fiscal sobre a classe média e sobre o património imobiliário".

"Não podemos aumentar a carga fiscal, mas temos de ter uma maior justiça na distribuição da carga fiscal", advertiu o primeiro-ministro.

E concretizou: "Há outras fontes de rendimento, outras formas de tributação que têm de ter maior peso para que possamos ter menor tributação nos rendimentos do trabalho.".

A coordenadora do Bloco reiterou ainda na sua intervenção em plenário a defesa do partido por um "aumento real das pensões" no Orçamento para 2017, declarando ainda que o documento está a ser negociado e os bloquistas bater-se-ão pelas suas ideias junto do Governo e do PS.

Assunção Cristas: "Silêncio ensurdecedor"

A presidente do CDS-PP aludiu a um "silêncio ensurdecedor do Governo" sobre um eventual imposto sobre património imobiliário já levou a que "muita gente" tenha tirado dinheiro de Portugal e deixado de comprar casa.

"Pelo que eu percebi, o senhor primeiro-ministro mais uma vez não sabe responder sobre esta matéria, mas ao menos diga para outros não falarem porque à conta deste silêncio ensurdecedor do Governo pode ter a certeza que já muita gente tirou o seu dinheiro, já muita gente deixou de comprar casa em Portugal, já muita gente deixou de ponderar vir para aqui", afirmou Assunção Cristas.

No debate quinzenal com o Governo no parlamento, a líder centrista falava depois de ter questionado o primeiro-ministro sobre o imposto que foi anunciado na semana passada pelo BE e pelo PS no parlamento, exigindo esclarecimentos sobre o montante a partir do qual será cobrado e se será somente sobre o património imobiliário.

Costa respondeu que o programa de Governo "prevê efectivamente que exista a introdução da progressividade no IMI" e que no grupo de trabalho e no Governo está a fazer-se "a devida delimitação" de forma a que seja uma tributação "que aumente a justiça fiscal", que "não desincentive o investimento", "não contribua para aumentar a fraude e evasão fiscal" e "contribua para a sustentabilidade das finanças públicas".

Assunção Cristas, que, mais uma vez, acusou o primeiro-ministro de mentir nos debates quinzenais, relacionou a questão do eventual imposto sobre património com a informação que os bancos vão ter de passar a prestar à Autoridade Tributária sobre a existência de contas acima de 50 mil euros, questionado se o Governo quer fazer "um novo imposto sobre riqueza".

"De que lado está hoje o PS que neste momento começa a ficar pouco reconhecível? Está do lado aqueles que não acham bem que a pessoa poupe, invista - sim senhora, crie riqueza - , deixe para os seus filhos, se está do lado daqueles que acreditam que é possível progredir na vida e que, portanto, não quer acabar com a riqueza? Ou se está do lado daqueles que querem acabar com a riqueza e acham que esse é o caminho e o meio para acabar com a pobreza?", questionou.

Cristas perguntou se o novo imposto será sobre o património imobiliário ou também mobiliário: "O BE anunciou imobiliário, o PCP anunciou que seria também incluindo o património mobiliário. Gostaria de saber se os senhores querem espiolhar as contas de todos os portugueses acima de 50 mil euros para juntarem tudo e no fundo fazerem aqui um novo imposto sobre riqueza".

A líder do CDS acusou o Governo de ser "absolutamente insensível ao rendimento que cada português tem", ao aumentar impostos indirectos, como os sobre os combustíveis que, afirmou, permitiram ao Governo arrecadar "mais de 500 milhões de euros".

António Costa respondeu-lhe depois que 500 milhões de euros "é um bom número" porque é o montante devolvido às famílias portuguesas este ano.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • z
    23 set, 2016 x 14:51
    Este kosta é um cromo... Então ele mostra um gráfico feito por um trolha onde mostra o investimento, para dizer que isto está porreiro, pá?! Então o que é que uma coisa tem que ver com a outra? A única coisa que ficamos a saber é que com o Kosta a governar estamos a gastar mais dinheiro. Ou seja, há mais investimento. Com que dinheiro? Qual é o retorno desse investimento? Se é isto o que o Kosta sabe sobre governar... estamos bem tramados! Volta FMI!
  • E
    22 set, 2016 a 23:55
    Não sei porque é que a RR publica comentários escritos em "portugonhol"!? Talvez já nem os jornalecos saibam escrever...
  • graciano
    22 set, 2016 alemanha 20:11
    acho justo que paguem sim o que eu tambem acho e que com estas mesquinhices esta esquerdalha desvia as atencoes do povo de outras coisas mais graves que eles escondem
  • Desatina Cahganeira
    22 set, 2016 Cascais 18:47
    Todos os imóveis de luxo devem ser (mais) taxados, logo a partir dos 250 mil €uros. Kem tem dinheiro para os comprar também tem de ter dinheiro para pagar os impostos pela medida grossa, disse!
  • graciano
    22 set, 2016 alemanha 18:20
    os 2 maiores erros do psd e cds --1 nao terem auttorizado o pec que socrates queria porque ai o pais tinha mesmo ido a banca rota e os sr costas nao se puderiam desculpara da ruina do pais mas uma vez que nao hou ve pec4 e o governo salvou o pais da banca rota no ultimo ano de mandato devia ter governado para a campanha eleitoral fazendo o que estes fazem que estao em permanente campanha eleitoral entao deviam ter aumentado o salario ,minino e as penssoes em resumo como digo deviam ter governado para eles e nao para o pais mesmo assim eles ganharam as eleicoes e so um costa que se diz democrata com sua artimanha de esquerdista fez um autentico golpe de estado traindo nao so os eleitores como ate muitos dos ilustres do seu partido um 1 ministro que nao demite os seus secretarios um ministro que cria uma lei que permite o suborno dos politicos nao se pode considerar um democrata mas pelo que ouco ele catarina e jeronimo so conhecem a democracia da venezuela boa sorte portugueses boa sorte rei costa e rainha catarina
  • Fernando
    22 set, 2016 Lisboa 18:19
    Coitado do Passos, não se lembra de nada porque passa o tempo a caçar Pokemons.
  • Luis
    22 set, 2016 Lisboa 17:56
    Ò Costa, ele lembra-se lá de alguma coisa. Ele está todo frito. Foram muitos a dar nela.

Destaques V+