A+ / A-

Marcelo. Levantamento de sanções seria “boa notícia"

21 set, 2016 - 21:54

"Tudo o que for bom da óptica internacional, europeia ou outra, para o desenvolvimento económico do país é uma boa notícia", referiu.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostra-se satisfeito com o possível levantamento da suspensão dos fundos europeus a Portugal.

A meio de um passeio em Nova Iorque, depois do seu discurso na última noite na Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Presidente classificou como “boa noticia” essa possibilidade.

"Tudo o que for bom da óptica internacional, europeia ou outra, para o desenvolvimento económico do país é uma boa notícia", declarou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que nesta visita tem evitado comentar o que se passa em Portugal, nada mais acrescentou sobre este assunto.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, afirmou esta quarta-feira que a Comissão Europeia pode levantar a suspensão dos fundos estruturais se o Governo português cumprir as metas orçamentais e apresentar "finanças saudáveis".

Numa entrevista aos jornalistas portugueses em Bruxelas, Pierre Moscovici defendeu que a Europa não é punitiva, mas sim a favor dos "incentivos" e salientou que a Comissão Europeia pode levantar a suspensão parcial dos fundos estruturais se houver "um respeito total pelos compromissos" europeus.

Moscovici salientou ainda que, ao contrário da multa, que a Comissão Europeia tinha algum espaço de manobra para cancelar, a suspensão de fundos estruturais é automática e Bruxelas é obrigada a apresentar uma proposta. Mas, acrescentou, a suspensão pode ser levantada se Bruxelas concluir que Portugal tomou "acções efectivas" para garantir o cumprimento dos seus compromissos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vítor Simões
    22 set, 2016 Maputo 06:23
    correcto, temos que ter finanças saudáveis (e já agora também Estrutura Económica, e Segurança pra os Cidadãos e Educação decente, e Saúde adequada...digo eu), mas já que a preocupação dos nossos senhores de bruxelas é apenas as finanças para que possamos pagar aos nossos credores, onde estavam estes nossos senhores de bruxelas quando nos andamos a endividar histericamente para comprar carros e petróleo e fazer auto-estradas sem procura?!?!
  • teresa
    21 set, 2016 madeira 23:17
    o presidente devia se priocupar mais com as pessoas que recebem muito pouco dinheiro como por enxemplo os que recebem envalidez de 250 euros nao da para nada .estou muito triste com os governantes em expecial o de portugal lute pelos que tenham tao pouco e deixe de passiar de mas dinheiro a quem precisa..como eu...

Destaques V+