Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo quer psicólogos e nutricionistas nos centros de saúde

20 set, 2016 - 21:18

Reagindo à notícia, divulgada esta terça-feira, de que os adolescentes portugueses são dos que mais consomem sedativos e tranquilizantes, o Ministério da Saúde quer tomar medidas que combatam a tendência.

A+ / A-

O Governo admite colocar psicólogos e nutricionistas nos centros de saúde para contrariar o elevado consumo de sedativos por parte dos jovens.

De acordo com um estudo europeu, apresentado esta terça-feira, Portugal é um dos países da Europa onde os jovens com idades até aos 16 anos mais consomem medicamentos sedativos ou tranquilizantes com receita médica.

O secretário de Estado adjunto da Saúde admite que é preciso avaliar os motivos que estão na origem deste abuso.

À margem da apresentação do relatório, Fernando Araújo disse ser necessário estudar, em conjunto com os clínicos, novas soluções para este problema.

“Há actualmente, diria eu, alternativas não farmacológicas, que conseguem obter resultados iguais ou melhores, que outros países estão a utilizar. Outra coisa que queremos com a nossa política é encontrar e integrar psicólogos e nutricionistas que vão-nos trazer seguramente uma outra abordagem e uma outra capacidade de gerir estes problemas”, afirmou Fernando Araújo, em declarações recolhidas pela RTP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Patrícia Bandeira
    01 out, 2016 Lisboa 13:09
    Vai ajudar pouco pois quem prescreve os sedativos são os médicos de família sem conhecimento específico das substâncias. Deviam integrar psiquiatras e limitar a prescrição.
  • Catarina
    28 set, 2016 Açores 11:37
    Todas as áreas são importantes, não apenas médicos e enfermeiros, temos que começar a dar mais importante a problemas do foro psicológico e da má nutrição, se esses problemas deixarem de existir muitas doenças vão ser evitadas, será que as pessoas não aprendem de uma vez por todas que antes prevenir do que remediar...
  • Manuela Tavares
    23 set, 2016 Gaia 10:25
    A família 👪, esta grande estrura...está a falhar, por vezes já não existe... Os jovens andam perdidos, nesta sociedade de consumo, sem valores , em que prevalece só o dinheiro. Não hà escola, nem psicólogos, nem psiquiatras, que substituam este tão importante pilar.. Libertem as famílias! Para que elas voltem a ter tempo para acompanhar os filhos...
  • Anabela
    23 set, 2016 Ferreira 09:09
    Uma ótima medida se colocarem primeiro os MÉDICOS DE FAMILIA que faltam ainda a tanta gente!
  • Bom senso
    23 set, 2016 Portugal 08:38
    Mas um episódio do falam, falam, falam e nada fazem .Quer? Eu também quero! O governo abre concursos para a especialidades? Conclui os concursos em curso desde 2011?
  • Adriana
    22 set, 2016 Lisboa 12:10
    Finalmente acordaram!
  • maria
    21 set, 2016 Lx 08:10
    Ora aí está uma excelente notícia, mas que seja efetiva e eficaz.
  • antonio rola
    20 set, 2016 lisboa 21:53
    Claro que sim, tudo menos médicos e enfermeiros...

Destaques V+