A+ / A-

Durão Barroso acusa a Comissão Europeia de "inconsistência" e "discriminação"

13 set, 2016 - 16:04

O actual presidente não-executivo e consultor da Goldman Sachs reage à decisão de a Comissão o passar a tratar como um lobista e perder os privilégios de ex-presidente.

A+ / A-

Durão Barroso acusa a Comissão Europeia, organização que liderou durante dez anos, de ser discriminatória e inconsistente. É a reacção do novo presidente não-executivo do banco de investimento Goldman Sachs depois do parecer da comissão de ética ir avaliar o novo emprego de Durão Barroso.

Numa carta endereçada ao actual presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, Barros defende a decisão de ter aceite o lugar na Golsman Sachs, apesar de esta ter desencadeado uma onda de indignação e protestos na União Europeia.

Esta semana, foi noticiado que a Comissão Europeia vai averiguar, na comissão de ética, a sua passagem a presidente da Goldman Sachs International e que, a partir de agora, Juncker pediu aos serviços que tratem o português como um qualquer lobista, representante dos interesses, neste caso, do banco de investimento.

“Tem sido dito que o mero facto de trabalhar para a Goldman Sachs levanta questões em relação a minha integridade”, escreveu Durão.

“Apesar de respeitar a opinião de todos, as regras são claras e devem ser respeitadas. Todas as acusações que me fazem são infundadas e discriminatórias em relação a mim e à Goldman Sachs”, acrescentou Durão Barroso.

Segundo as regras comunitárias, um antigo membro do braço executivo da União Europeia tem 18 meses para comunicar caso tenha um novo emprego. Durão Barroso, que presidiu a Comissão Europeia entre 2004 e 2014, fez a referida comunicação 20 meses depois, como relembra o FT.

Durão põe em causa que a decisão esteja já tomada mesmo antes de a comissão de ética analisar o caso. "Não só estas acções são discriminatórias como parecem ser inconsistentes com as decisões tomadas em relação a outros antigos membros da Comissão", continua a carta, citada pelo Financial Times.

Durão termina a carta a dizer que nunca pensou ser beneficiado em Bruxelas por ter sido presidente da Comissão, mas também não esperava ser discriminado.

O português não é o primeiro dirigente de topo da Comissão Europeia a sair para a Goldman Sachs. Peter Sutherland, ex-comissário da competitividade nos anos de 1980, fez o mesmo percurso que agora Durão Barroso seguiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    14 set, 2016 palmela 00:27
    lobista! Ainda nao te perdoei o facto de teres dado a sola quando eras primeiro ministro.
  • Fields
    13 set, 2016 Lx 23:44
    Claro que é uma dedisão discriminatoria, nunca fizeram tal coisa a um lobista...
  • Miguel Botelho
    13 set, 2016 Lisboa 20:09
    É uma cena bastante triste, ter de assistir a um ladrão acusar outro ladrão de mentir.
  • Helder
    13 set, 2016 Lisboa 18:56
    Este provinciano que foi posto como Presidente da CEE só porque assinou o acordo da invasão do Iraque nas Lajes pensa que é só facturar .individuo sem nivel nenhum e mais uma vez ficou demonstrado
  • Americo
    13 set, 2016 Maia 18:09
    Oh Barroso !! Deixa lá pá !!! O orçamento da Comissão Europeia está de tanga !! É preciso poupar em mordomias.
  • paulo
    13 set, 2016 vfxira 17:59
    Nunca ficam satisfeitos com o que têm,querem sempre mais,até rebentarem de tanta gulodice.
  • Antonio
    13 set, 2016 Vale de Cambra 17:05
    Devias ter VERGONHA, COBARDE.

Destaques V+