Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurodeputados pedem investigação à nomeação de Durão Barroso para Goldman Sachs

20 jul, 2016 - 12:46

Há quatro portugueses entre os mais de 50 signatários da carta à Provedora de Justiça Europeia.

A+ / A-

Veja também:


Mais de 50 deputados ao Parlamento Europeu, incluindo quatro portugueses, pediram à Provedora de Justiça Europeia que investigue se a nomeação do antigo presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso para a Goldman Sachs viola as regras comunitárias.

A carta, com a data desta quarta-feira, e à qual a Lusa teve acesso, é uma iniciativa da deputada italiana do Grupo de Esquerda Unitária (GUE) Barbara Spinelli - filha de Altiero Spinelli, considerado um dos pais fundadores da União Europeia, e que dá nome precisamente a um dos edifícios do Parlamento Europeu, em Bruxelas -, tendo sido subscrita por outros 52 deputados, entre os quais Ana Gomes e Maria João Rodrigues (PS), Marisa Matias (Bloco de Esquerda) e Marinho e Pinto.

Na missiva enviada a Emily O'Reilly, os eurodeputados argumentam que o artigo 245 do Tratado sobre o Funcionamento da UE e o próprio código de conduta para os Comissários aponta que o "dever de integridade e discrição" exigido aos comissários deve aplicar-se mesmo passado o período de 18 meses após cessarem funções, respeitado por Durão Barroso (presidente da Comissão entre 2004 e 2014) até aceitar o cargo de presidente não-executivo da Goldman Sachs International.

"Tendo em consideração o papel proeminente desempenhado, à época, pela Comissão Europeia na resposta às consequências da crise económica e financeira à escala europeia, pedimos à Provedora de Justiça Europeia que investigue se a nomeação do Sr.Barroso (...) pode constituir uma violação" da carta de direitos fundamentais da UE.

Por outro lado, os eurodeputados perguntam a O'Reilly se não considera discriminatório o facto de o código de conduta dos comissários prever que os mesmos podem assumir cargos sem necessidade de autorização prévia uma vez atingido o período de 18 meses desde que terminaram funções, quando o regulamento para todo o restante pessoal das instituições contempla um prazo de dois anos (24 meses).

"Finalmente, reiteramos o pedido, já formulado à Provedora de Justiça Europeia, de uma revisão do Código de Conduta dos Comissários, de forma a reforçar a sua transparência e colocá-lo em conformidade com as regras dos Tratados", concluem os eurodeputados.

A nomeação de José Manuel Durão Barroso para o grupo norte-americano foi alvo de muitas críticas, tendo diversos sindicatos representativos de funcionários das instituições europeias deplorado em cartas abertas a ida do antigo presidente da Comissão para o banco, considerada "moralmente inaceitável" pelo Presidente francês, François Hollande.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    20 jul, 2016 Lisboa 16:49
    O Burroso só vai estar no Banco dois meses. Logo que eles virem que ele não passa de um imbecil cretino correm com ele. Mas primeieo vai ter que deixar a listas de contactos e as informações "sigilentas e reservosas".
  • MMRF
    20 jul, 2016 14:54
    Ha muita gente "afilta" c/ esta nomeação!! Porque será? Onde ha fumo há fogo e está a parecer que esta nomeação está a suscitar certos "incomodos". Acho isto MUITOOOOO ESTRANHOOO
  • Manel da Bairrada
    20 jul, 2016 Portugal 14:47
    Deviam investigar também até ao mais ínfimo detalhe quem foram os mandantes (Europeus e não só!!!) da destruição ilegal do Iraque! Depois de tanta destruição e milhões de vidas destroçadas, onde andam esses culpados, se é que existem? A viver em campos de refugiados ou nos escombros da guerra é que não certamente! Não deviam estar já sob alçada do TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL? Ah... Pois é... Não são de nenhum país Africano ou dos Balcãs... Por isso "no passa nada". A destruição e o sangue derramado em consequência dos seus actos, por muito piores que sejam quando comparados com os comparsas Africanos e dos Balcãs já condenados, em nada parecem ofender os guardiões da ordem mundial... Triste, muito triste esta hipocrisia moral...
  • Eugénio Sousa
    20 jul, 2016 Espinho 14:20
    O Cherne não tem vergonha na cara.
  • Maria José Costa
    20 jul, 2016 Cascais 13:59
    Uma vergonha para o bom nome da politica. Barroso o oportunista.................parasita da politica.
  • Vitor Lopes
    20 jul, 2016 Lisboa 13:51
    O presidente francês que se preocupe com o país dele que bem precisa, deixem o Durão Barroso em paz, os cães ladram e caravana passa.

Destaques V+