Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líderes políticos franceses criticam ida de Durão Barroso para Goldman Sachs

09 jul, 2016 - 15:21

O diário francês “Liberation”, classifica o assunto como “um manguito à Europa”.

A+ / A-

Vários líderes políticos franceses criticaram este sábado a nomeação do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso para presidente não-executivo do banco norte-americano Goldman Sachs, considerando que há “conflito de interesses” e que é uma “indecência”.

“Servir os cidadãos para se servir da Goldoman Sachs: Barroso representante indecente de uma velha Europa que a nossa geração vai mudar”, escreveu no Twitter o secretário do Comércio francês, Matthias Fekl.

Tal como o responsável governamental socialista francês, os eurodeputados do PS de França consideraram que há um “escandaloso conflito de interesses”.

“Exigimos a revisão das regras para evitar o recrutamento de antigos comissários europeus”, referiram, em comunicado, os eurodeputados do PS francês.

Primeiro-ministro de Portugal entre 2002 e 2004, Durão Barroso demitiu-se de funções para ocupar o cargo de presidente da Comissão Europeia entre 2004 e 2014, período durante o qual a Europa e o mundo foram atingidos pela grave crise financeira de 2008.

O banco norte-americano Goldman Sachs anunciou na sexta-feira a contratação de Durão Barroso como presidente não-executivo da instituição e de consultor, num momento em que o sector financeiro foi abalado pelas dúvidas sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

“Evidentemente, que conheço a União Europeia e o contexto britânico relativamente bem. Se o meu conselho for útil em tais circunstâncias, estou pronto a ajudar”, comentou Durão Barroso, em declarações ao “Financial Times”.

Segundo a imprensa francesa, o banco de Wall Street é dos que vendeu os produtos financeiros mais complexos – hipotecas de alto risco – que estiveram na origem da crise em 2008.

“O Goldman Sachs é também o banco que ajudou os gregos a mexer nas suas contas no início de 2000”, acrescenta o semanário francês “Obs”, sublinhando que a União Europeia “não precisa disto”.

“Este é o pior momento, um símbolo desastroso para a União Europeia e uma bênção para os ‘eurofóbicos’”, acrescentou o diário francês “Liberation”, que titula na sua página na internet o assunto como “um manguito à Europa”.

A presidente do partido francês Frente Nacional (extrema direita), Marine Le Pen, considerou a contratação “nada surpreendente, para aqueles que sabem que a União Europeia não serve as pessoas, mas alta finança”.

Durão Barroso não violou qualquer regra, uma vez que, 18 meses depois de ter terminado o seu mandato, nada obriga os ex-membros da Comissão Europeia a prestar contas à instituição.

“Os ex-comissários, obviamente, têm o direito de prosseguir a sua carreia profissional ou política”, disse um porta-voz da Comissão Europeia, acrescentando que é legítimo as pessoas com grande experiência e qualificações desempenhar funções de liderança no sector público ou privado.

Em declarações ao semanário Expresso, Durão Barroso afirmou que se é “criticado por ter cão e por não ter”.

“Se se fica na vida política é porque se vive à conta do Estado, se se vai para a vida privada é porque se está a aproveitar a experiência adquirida na política”, acrescentou o antigo primeiro-ministro ao semanário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • paulo
    09 jul, 2016 vfxira 22:26
    O que dizer? Nada,simplesmente .....nada....não me lembro de nada relevante que este personagem tenha feito por Portugal e pelo povo que trabalha.
  • rosinda
    09 jul, 2016 palmela 20:21
    Porra tambem criticam sempre os mesmos! Setubal foi vendida aos chineses e ninguem diz nada.
  • fields
    09 jul, 2016 lx 19:16
    És o maior pá, desde pertenceres aos governos que desde 1974 até aos dias de hoje tornaram este país num exemplo de prosperidade e desenvolvimento, até ao que conseguiste após promoveres a famosa reunião nos Açores que deu origem à destruição do Iraque, não podei ser de outra forma, a tua fama persegue-te para onde quer que vás, se assim não fosse nunca terias sido convidado para o goldman sachs... parabéns deves estar orgulhososo...
  • Francisco António
    09 jul, 2016 Lisboa 17:39
    Mundo ingrato ! Depois do que trabalhou em Portugal (aplicando a austeridade com um sorriso malandro...) quem devia ter ido para o Goldman Sachs era...o Pedro P. Coelho !
  • EU...
    09 jul, 2016 aaa 16:50
    ... também me lembro dos meus colegas que estudaram em colégios e universidades particulares com bolsa de estudo e que agora estão no bloco de esquerda a deitar abaixo esses colégios e essas universidades.
  • Tanaca
    09 jul, 2016 Viseu 16:34
    Oh Luca, foram poucos os que escaparam nessa altura das AGA's quase dia sim dia nao, aulas nickles, e ai vao todos rua abaixo, de punho erguido e no meio do magote, tempos agitados, em que todos aprendemos e acabamos por depois orientar melhor as nossas tendencias, mas que havia muita manipulacao dos jovens isso havia, a esquerda nisso nao deixa nada a dever.
  • Paulo Silva
    09 jul, 2016 Faro 16:01
    As quotas do CHERNE já foram ultrapassadas e agora virou IMPERADOR !!!...
  • Luca
    09 jul, 2016 Oeiras 15:58
    Ainda me lembro deste 'artista', em 1973 na Cantina Universitária, em nome do MRPP, a debitar 'abaixo o capitalismo e seus lacaios,... etc

Destaques V+