Tempo
|
A+ / A-

Marcelo. Recapitalização resolve problema da Caixa

01 set, 2016 - 22:07

Chefe de Estado desvaloriza o chumbo do banco público nos testes de stress.

A+ / A-

O Presidente da República desvaloriza a notícia de que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) chumbou nos testes de stress do Banco Central Europeu (BCE) afirmando que a recapitalização do banco público resolveu esse problema.

"Esse problema já não é problema, deixou de ser", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Festa do Livro no Palácio de Belém, depois de questionado pelos jornalistas sobre a notícia do Jornal de Negócios segundo a qual "a CGD teve uma prestação negativa no cenário adverso do exercício" conduzido pelo BCE.

O chefe de Estado referiu que "os dois melhores bancos irlandeses, e a Irlanda é considerada hoje um país em crescimento, falharam ambos nos testes de stress", e acrescentou: "Mas é um problema ultrapassado, porque a recapitalização da Caixa ultrapassa-o".

De acordo com o Presidente da República, "há dois problemas que deixaram de o ser", relativos à CGD, "o primeiro problema é esse dos testes de stress".

"O segundo problema que também muitas vezes é apresentado é: conta para o défice, sim ou não, o que vier a ser objecto de capitalização do Estado, 2700 milhões, ou à volta disso? E a resposta foi dada pela Comissão Europeia: se for este ano, não conta", completou.

Nestas declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para retomar a ideia que lançou hoje de manhã, na abertura do Ano Judicial, de um contributo dos parceiros judiciários que abra caminho a um "pacto de justiça" entre os partidos.

"Eu entendo que o pacto para a justiça não começa pelos partidos, acaba nos partidos. Até agora o que se tem defendido é um pacto para a justiça entre partidos. Eu digo: não, o caminho para haver um pacto para a justiça é começar nos parceiros sociais da justiça. Ou eles se entendem, ou os partidos não se entendem", salientou.

O Presidente da República defendeu que se os agentes da justiça "se puserem de acordo sobre o que é que é mais urgente, sobre o que é preciso fazer", então "será mais fácil depois os partidos porem-se de acordo". "Eu não acredito que seja ao contrário", frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+