Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Procuradoria avança com inquérito a viagens feitas a convite da Galp

13 ago, 2016 - 11:28

Três secretários de Estado foram ver jogos do Euro 2016 a convite da petrolífera portuguesa. O primeiro-ministro já deu o caso como encerrado, mas a polémica prossegue.

A+ / A-

Veja também:


A Procuradoria-Geral da República enviou para inquérito os elementos por si recolhidos sobre a viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a convite da Galp, para assistir ao Euro 2016 em França.

"Os elementos recolhidos pela Procuradoria-Geral da República foram enviados ao DIAP [Departamento de Investigação e Acção Penal] de Lisboa para inquérito, tendo em vista aferir se existe, ou não, eventual ilícito criminal", refere a nota divulgada este sábado pela agência Lusa.

Também este sábado, o jornal “Expresso” dava conta de que o DIAP de Lisboa irá decidir se acusa o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade – o primeiro governante que se soube ter aceitado o convite.

Soube-se depois que também o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, tinha viajado a convite da petrolífera, tal como o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

Todos garantem que pagam os custos associados à viagem. João Vasconcelos garante ainda que pagou um bilhete de avião.

A 4 de Agosto, o Ministério Público informava que estava a "recolher elementos" sobre o caso para apurar se havia "procedimentos a desencadear no âmbito das respectivas competências".

Mas o Governo considerou, entretanto, que o caso ficou "encerrado" com o reembolso das despesas efectuadas àquele patrocinador oficial da selecção portuguesa de futebol.

"É um assunto que é encerrado, o senhor primeiro-ministro em exercício [o ministro dos Negócios Estrangeiros] já teve oportunidade de dizer da parte do Governo o que tinha a dizer e as medidas que foram adoptadas e que vão ser adoptadas e, para mim, é um assunto que está devidamente encerrado", afirmou António Costa.

Desde que estalou a polémica, a Galp diz apenas que "este tipo de iniciativas é comum e considerado aceitável no plano ético das práticas empresariais", esclarecendo ainda que o objectivo dos convites em causa foi "fomentar o espírito de união em torno da Selecção Nacional".

Na opinião de João Cravinho, autor de um pacote de medidas anti-corrupção travado pelo PS, o Governo agiu bem, mas "há, na percepção popular, com toda a legitimidade, a ideia de um potencial conflito de interesse, pelo que, de um ponto de vista ético e do funcionamento normal dos órgãos do Estado, essa situação não é aceitável".

Nessa perspectiva, "devem ser rigorosamente definidas normas, de modo a que essas situações não ocorram".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Figueiredo
    16 ago, 2016 Póvoa de Varzim 09:34
    Que há de novo nesta espécie de notícia, datada de 13/8?
  • isidoro foito
    14 ago, 2016 elvas 23:47
    esta senhora anda a mando do PSD se fosse ao contrario não mexia uma palha
  • Fields
    14 ago, 2016 Lx 19:34
    Ora ai está mais uma vez a comunicação social a obrigar a procuradoria a trabalhar, pelos vistos a parceria está a passar dias dificeis, a comunicação social está a atravessar a silly season, os fogos estão a acabar, não há pessoal importante para condenar na praça publica, repetir noticias em mais de 5 blocos notociosos está a tornar-se incomportável, portanto a procuradoria tem que avançar para salvar a situação... ou será que é para salvar a pele...
  • O BPN
    14 ago, 2016 Lx 11:45
    Está a ser um pouco nais lento!...
  • lv
    14 ago, 2016 Loures 11:37
    Uma procuradeira mais veloz que a luz!
  • graciano
    13 ago, 2016 alemanha 15:27
    investigar investigar o que ---entao se os propios confessaram o que e que e preciso investigar valha me santa paciencia
  • lv
    13 ago, 2016 Loures 14:59
    A PGR,( nalguns casos...) é mais rápida que o vento, tem muito faro, consegue detectar um Submarino a muitas milhas de distância e a muitos pés de profundidade...
  • ANTONIO
    13 ago, 2016 CASCAIS 14:10
    Os esforços denodados que esta gente faz para "ilibar" os seus! Primeiro-ministro, ministro dos negócios estrangeiros e demais avençados são todos unânimes nas suas conclusões. Os amigos (os ditos secretários) que paguem as viagens (coisa de somenos importância para quem desfruta delas à pala da Galp devedora de milhões) e "supostamente" fica tudo resolvido, assunto encerrado dizem eles. Só que, na "perceção popular", quem age assim tem alegadamente pinta de corrupto passivo. Acho bem que o DIAP investigue. Talvez o assunto não esteja assim tão encerrado!

Destaques V+