Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rajoy pede ajuda aos outros partidos para defender unidade de Espanha

30 ago, 2016 - 19:06

Num longo discurso de investidura no Congresso de Madrid, líder do PP tentou convencer a oposição a acabar com o impasse político que dura há vários meses.

A+ / A-

Espanha precisa “urgentemente” de ter um Governo, afirma o líder do Partido Popular (PP). Mariano Rajoy pede ajuda aos outros partidos para defender a unidade do país.

Num longo discurso de investidura no Congresso de Madrid, Mariano Rajoy tentou convencer os outros partidos a acabar com o impasse político que dura há vários meses.

Entre os argumentos utilizados, o primeiro-ministro disse que é preciso defender a unidade territorial do país da ameaça do independentismo catalão.

Rajoy apela ao apoio dos outros partidos para formar Governo porque, segundo diz, “não existe uma alternativa razoável”.

O líder do PP, o partido mais votado nas eleições legislativas de Junho, propôs um pacto para a educação, pensões e finanças e prometeu impulsionar a estratégia global contra o terrorismo.

O Partido Popular voltou a ser o partido mais votado nas eleições legislativas de Junho, mas voltou a não conseguir uma maioria absoluta e precisa do apoio de outras formações.

Já chegou a acordo com o Cidadãos, mas ainda necessita de mais alguns deputados para ter apoio maioritário no parlamento.

O PSOE já reagiu ao repto lançado pelo líder do PP. Os socialistas “não encontram uma única razão” para apoiar a investidura de Mariano Rajoy.

A sessão de investidura prossegue na quarta-feira. Os representantes dos vários partidos vão discursar e depois haverá uma primeira votação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+