Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Universidade de Verão do PSD volta a abrir a porta aos socialistas

29 ago, 2016 - 07:33

Um estudante sírio e a maestrina Joana Carneiro marcam presença em Castelo de Vide.

A+ / A-

Arranca esta segunda-feira a Universidade de Verão do PSD e o socialista e ex-presidente da Assembleia da República Jaime Gama é um dos convidados para falar aos jovens, em Castelo de Vide.

“Não confundimos formação com doutrinação e achamos muito importante ouvir pessoas com outros pontos de vista”, justifica o director da Universidade, Carlos Coelho, para quem “Jaime Gama é uma pessoa muito inteligente, com uma visão própria sobre os problemas de Portugal, da Europa e do mundo”.

No ano passado, houve eleições legislativas e a Universidade de Verão não convidou qualquer personalidade ligada ao Partido Socialista, mas este ano tudo voltou à normalidade.

Em declarações à Renascença, Carlos Coelho admite que Jaime Gama “queira incidir mais a sua intervenção sobre a Europa, que está confrontada com diversos desafios, quer de natureza económica quer humanitária”.

Também sobre Europa irá falar o eurodeputado Paulo Rangel, sob a interrogação “Europa: futuro ou futuros?”.

Outro orador na Universidade é um refugiado sírio, que “está a estudar em Portugal”. “Veio num programa para concluir os seus estudos, dado que o seu país está a ser destruído, apaixonou-se pelo nosso país e é um caso bem sucedido de integração”, explica o director da iniciativa.

Até domingo, participam ainda na Universidade de Verão do PSD a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, o líder do partido grego Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, e a maestrina Joana Carneiro.

O grande ausente nesta edição é Marcelo Rebelo de Sousa. Falhou no ano passado, quando faltavam escassos meses para as eleições presidenciais, e volta a falhar este ano por razões óbvias, diz Carlos Coelho.

“É o convidado que mais vezes aceitou o nosso convite para falar, deu sempre aulas muito interessantes, mas hoje é Presidente da República e exerce outras funções”, justifica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Fino
    31 ago, 2016 Beja 11:14
    O que dizer duma agremiação que insite a chamar de Universidade a um circo de fantochadas que dura 5 dias? Somente que é próprio de aspirantes a novos doutôs Relvas.
  • Pedro
    31 ago, 2016 Beja 11:13
    Chamar de Universidade a um circo de fantochadas durante 5 dias? Próprio de aspirantes a novos doutôs Relvas.
  • A boyada toda
    29 ago, 2016 lx 20:06
    dos PSDs são manipulados nesta fantochada!
  • desta pseudo
    29 ago, 2016 lx 20:03
    universidade saem os formatados à pressão da caranguejola do PSD que nos empobreceu duránte 4 anos!
  • desiderio
    29 ago, 2016 donostia 13:30
    A principal disciplina desta pseudo universidade é:"o 24 de abril de 74 é que é bom!!!
  • Domingos
    29 ago, 2016 Maputo 12:52
    Nada pra falar
  • João Lopes
    29 ago, 2016 Viseu 09:43
    A ausência de peso é Marcelo Rebelo de Sousa? Não faz falta. O País começa a estar cansado do seu irre-quietismo, e de uma procura de protagonismo e vedetismo quase doentios. Dá a impressão que está mais a cuidar da sua imagem de “artista da comunicação social” do que verdadeiramente do País´e de todos os portugueses…

Destaques V+