Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IEFP garante que desconhecia fraudes nos estágios profissionais

26 ago, 2016 - 16:02 • Teresa Almeida

Instituto esclarece notícias de que sabia dos problemas desde 2014 e que deixou uma queixa sem resposta durante meses.

A+ / A-

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) insiste que não sabia das fraudes com os estágios profissionais desde 2014.

Em resposta às notícias que davam como certa a existência destas fraudes desde há dois anos, o IEFP explica, em comunicado, que o caso apresentado não se enquadra nas alegadas fraudes noticiadas no início da semana.

Segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o caso de 2014 que o “Jornal de Notícias” apresenta esta sexta-feira é relativo ao não pagamento total dos valores do estágio, o que não é idêntico ao pagamento integral e posterior extorsão de parte desse salário por parte dos empresários. E são estes últimos casos que já deram origem à intervenção do Ministério Público (MP).

O caso noticiado pelo JN começou com a queixa de uma estagiária apresentada em 11 de Junho de 2014. O email informava o IEFP que estariam em atraso os pagamentos totais relativos aos meses de Abril, Maio e Junho. Segundo o jornal, a estagiária só obteve resposta sete meses depois.

No entanto, em comunicado, o IEFP garante que a resposta ao problema foi tomada nove dias depois, junto da empresa em causa. Esta comprometeu-se perante o Instituto a regularizar a situação até ao final do mês de Julho. O que acabou por acontecer só no início de Agosto.

O IEFP garante também que, no intervalo entre o primeiro email e a resolução do problema, os serviços informaram a estagiária a 3 de Julho que o processo estava em tratamento.

Assim sendo, o IEFP garante que não esteve parado e que diligenciou não só para que a estagiária pudesse receber os montantes em divida, mas também para verificar as condições de funcionamento deste estágio.

Estas acções que acabaram por ditar a revogação do contrato com a empresa em causa.

São os contornos de um caso que, segundo o IEFP, não se enquadra nos restantes factos apresentados no início da semana e que estão já a ser investigados pelo MP.

A instituição conclui que, desta forma, fica provado que não sabia dos casos de estagiários profissionais extorquidos pelos patrões já em 2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    28 ago, 2016 aveiro 19:43
    A culpa é do Sócrates , não é ?????????
  • Anacleto
    28 ago, 2016 Arraiolos 12:28
    E se fosse só nos estágios ! Eu fico pasmado, é como certas pessoas com ordenados quase de pedintes, conseguem pensões chorudas que lhes vai dar para comprarem mercedes e andares!
  • Bia
    27 ago, 2016 Evora 09:16
    O IEFP deve esclarecer publicamente quem ficou com a verba que pertencia à Estagiária e que a mesma nunca recebeu. Nao e um caso de extorsão?Qual é a designação ????
  • jomytex
    26 ago, 2016 oeiras 17:05
    Não sabiam , nem queriam , nem procuraram saber .... ou seja fiscalizar. Há que dar subsídios....é tudo "boa gente e de confiança , com princípios éticos e legais a toda a prova ".....ás vezes os próprios critérios e concessões destes , precisavam de ser escrutinados, no próprio IEFP.... É lembrar o que se passou com muitos dos subsídios do antigo FSE....

Destaques V+