Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bolívia. Vice-ministro foi "brutalmente assassinado" por mineiros em protesto

26 ago, 2016 - 07:25

Rodolfo Illanes tinha ido tentar dialogar com os manifestantes, mas acabou por ficar sequestrado.

A+ / A-
Bolívia. Vice-ministro foi "brutalmente assassinado" por mineiros em protesto
Bolívia. Vice-ministro foi "brutalmente assassinado" por mineiros em protesto

O Governo da Bolívia confirma a morte do vice-ministro do interior, Rodolfo Illanes, quando se encontrava sequestrado por mineiros em protesto.

As autoridades tentam agora recuperar o corpo, que foi visto perto da cidade de Panduro, onde o ministro se deslocou para tentar chegar a um acordo com os mineiros.

"Estamos a realizar as diligências necessárias para que nos entreguem o corpo de Illanes", disse o ministro do Interior, Carlos Romero, numa mensagem televisiva, durante a qual transmitiu pesar aos familiares.

Carlos Romero confirmava assim a versão que circulava há quatro horas, quando o jornalista Moisés Flores, director da rádio Fedecomin, afirmava ter visto o corpo num monte do planalto, perto da localidade de Panduro, a 180 quilómetros da capital, La Paz.

Os protestos dos mineiros contra uma nova lei para o sector decorrem há três dias, com bloqueios de estradas, e já tinham provocado violentos confrontos com a polícia.

De acordo com o ministro, Rodolfo Illanes pediu para ir a Panduro para abrir uma janela de diálogo com os manifestantes.

O vice-ministro acabou por ficar sequestrado, tendo o Governo exortado os mineiros, por diferentes meios, a libertar Illanes, que terá sido morto entre as 17h30 e as 18h00 (22h30 e 23h00 de quinta-feira em Lisboa).

"Queremos não apenas expressar o nosso profundo repúdio por este acto criminoso sem precedentes, mas também solicitar à Justiça que esclareça este assassínio e apure responsabilidades", concluiu o ministro na sua declaração emitida no Palácio do Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Silva
    26 ago, 2016 Oeiras 09:29
    Notícia incompleta. O que é que está na origem do conflito para motivar tão grave reação?

Destaques V+