Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A lenta e suave queda da maior aeronave do mundo

24 ago, 2016 - 17:49

Airlander 10 bateu com a parte da frente na pista, em Cardington, Inglaterra. Tripulação escapou ilesa.

A+ / A-

A maior aeronave do mundo despenhou-se esta quarta-feira quando durante o segundo voo de teste no aeródromo de Cardington, em Inglaterra.

O Airlander 10, uma mistura de dirigível e avião, tocou com a parte da frente na pista, de acordo com um vídeo divulgado pelo jornal “Guardian”.

A empresa Hybrid Air Vehicles (HAV), responsável pelo desenvolvimento da aeronave, já veio desmentir relatos de que o Airlander 10 embateu em linhas telefónicas situadas nas imediações da pista.

“O Airlander sofreu danos durante o voo de hoje, no momento da aterragem. Não foram registados estragos no ar ou em resultado do choque com um poste como foi avançado”, esclareceu a HAV através da rede social Twitter.

A tripulação não sofreu ferimentos e estão todos bem, avança a empresa.

A maior aeronave do mundo tem 92 metros de comprimento, 44 de largura e 26 de altura. O projecto está orçado em 29 milhões de euros.

O Airlander 10 foi inicialmente desenvolvido para operações de vigilância do exército dos Estados Unidos.

O programa foi cancelado em 2013 e retomado agora pela HAV no aeródromo da força aérea britânica, em Cardington, com fins civis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • André
    24 ago, 2016 Lisboa 20:59
    Chamar aquilo despenhar... aterrou de uma forma mais forte. Porque já depois de estar no chão, movimentou-se pelos seus próprios meios para o hangar. Portanto, não despenhou nada. Aterragem de forma mais dura que requer reparações.

Destaques V+