Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas confirma acordo sobre modelo de recapitalização da Caixa

24 ago, 2016 - 11:50

As autoridades portuguesas irão injectar 2,7 mil milhões de euros no capital da CGD. PS louva “grande conquista do Governo e do país”.

A+ / A-

A Comissão Europeia chegou a um acordo de princípio com o Governo português para a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) "em condições de mercado", confirmou um porta-voz do executivo comunitário.

"A Comissária [Margrethe] Vestager chegou esta noite a um acordo de princípio com as autoridades portuguesas sobre o caminho a seguir para permitir uma recapitalização da CGD em condições de mercado", adiantou o porta-voz à agência Lusa.

As autoridades portuguesas irão injectar 2,7 mil milhões de euros no capital da CGD, transferir as suas acções ParCaixa para a CGD e converter em capital 900 milhões de euros de instrumentos de capital contingente (as chamadas 'CoCo bonds'), segundo a mesma fonte.

O acordo estipula que a CGD se compromete a angariar mil milhões de euros de capital de dívidas subordinadas.

A solução para o banco inclui uma “profunda racionalização” que permita devolver-lhe, a longo prazo, uma alta rentabilidade através de uma “significativa redução de custos, aumento de eficiência e de medidas que reduzam o risco”.

Bruxelas considera que “o plano é apoiado por novas regras de governança corporativa e uma equipa de gestão muito experiente”.

Para a Comissão Europeia – e tendo em conta os compromissos que a nova administração da CGD tem de cumprir e as circunstâncias específicas do banco –, a recapitalização respeita as condições de mercado, “uma vez que o retorno esperado para o Estado é suficientemente alto e está em linha com o que um investidor privado teria aceitado”.

PS fala em boas notícias

O acordo alcançado tem ainda que ser aprovado pelo Colégio de Comissários.

O porta-voz do PS enalteceu a “grande conquista do Governo e do país” face ao acordo com a Comissão Europeia para a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em declarações à Lusa.

“Aquilo que foi conseguido foi a manutenção da Caixa em mãos 100% públicas e um programa de reestruturação e de recapitalização que lhe permitirá actuar no mercado e ser um banco sólido. É uma grande conquista do Governo e do país”, disse João Galamba.

O deputado adiantou ainda ter “a informação” de que “esta recapitalização da Caixa não será tida em conta em termos de metas orçamentais e de cumprimento do Procedimento por Défice Excessivo”, considerando-a igualmente “uma excelente notícia”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    25 ago, 2016 vila verde 14:12
    O que vai pedir a ue para o retorno do dinheiro, imposto sobre o respirar ?.
  • Rui
    24 ago, 2016 Lisboa 14:08
    O retorno está em linha com o que investidor privado teria aceitado, ora ora tudo o que esta exclamação significa em termos de passado e futuro.
  • Melo
    24 ago, 2016 14:07
    Eu já nao consigo arranjar adjectivos para qualificar esta desfaçatez.Entao o sr Galamba vem dizer a milhoes de portugueses que é uma grande vitória do gorverno e de portugal, injetar 4,6 milhoes de euros. quem os vai pagar? está tudo de pernas para o ar, tenham vergonha e um pouco de respeito. espero ver este comentario publicado. Obrigado

Destaques V+