Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pão-de-Ló de Ovar é o 17º produto a ser protegido por Bruxelas

24 ago, 2016 - 11:16

Este produto à base de ovos é confeccionado nas freguesias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Arada, Ovar, S. João, S. Vicente e Válega.

A+ / A-

A Comissão Europeia atribuiu a Indicação Geográfica Protegida (IGP) ao Pão-de-ló de Ovar, sendo este o 17.º produto português a receber a designação, publicada no Jornal Oficial da União Europeia.

O Pão-de-ló de Ovar - e a sua miniatura conhecida por Infantes - é um produto de pastelaria à base de ovos, sobretudo gemas, açúcar e farinha.

Apresenta-se dentro de uma forma revestida com papel branco, com o formato de uma 'broa', de massa leve, cremosa, fofa e de cor amarela designada por 'ló'. Tem uma côdea fina acastanhada dourada levemente húmida e com o interior de textura húmida.

O produto que agora recebeu a IGP é confeccionado no concelho de Ovar, freguesias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Arada, Ovar, S. João, S. Vicente e Válega.

Outros produtos que nos últimos tempos receberam o selo de Bruxelas são a alheira de Mirandela o pastel de Chaves, a chouriça de carne e o presunto de Melgaço.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+