Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Vou continuar a lutar”. Dilma vai ao Senado defender a democracia antes do julgamento

24 ago, 2016 - 07:58

É acusada de ter cometido crime de responsabilidade ao praticar manobras fiscais com o objectivo de melhorar as contas públicas e assinar decretos a autorizar despesas que não estavam previstas no orçamento.

A+ / A-

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil com mandato suspenso, disse que vai ao Senado para defender a democracia e o voto das 54 milhões de pessoas que a apoiaram nas últimas eleições.

"Aconteça o que acontecer temos a clareza que a democracia é algo muito valioso, por isto temos que lutar por ela de tempo em tempos. Eu não vou ao Senado [defender-me das acusações do processo de 'impeachment'] porque acredito no poder dos meus belos olhos, mas vou porque acredito na democracia. Devo isto ao povo brasileiro e vou continuar lutando", afirmou.

A chefe de Estado suspensa esteve presente n anoite de terça-feira num acto promovido pela Frente Brasil Popular, um movimento social no país, na Casa de Portugal dois dias antes do início do julgamento do 'impeachment' (destituição) na câmara alta do Brasil.

Falando em São Paulo para cerca de mil pessoas, lotação máxima do espaço onde aconteceu o evento, ela pediu aos presentes que continuem resistindo ao processo de destituição ainda em andamento, que voltou a classificar como um golpe de Estado parlamentar.

Sobre este ponto, Dilma fez uma metáfora dizendo que a democracia seria uma espécie de árvore que é cortada por um machado quando ocorre um golpe militar.

No seu processo de 'impeachment' aconteceria algo diferente, uma espécie de ataque de parasitas que estariam a tomar parte dos galhos da árvore (a democracia) matando-a pouco a pouco.

Dilma Rousseff também não poupou críticas ao Governo interino liderado por Michel Temer, dizendo que o programa de reformas anunciado até o momento sobre alterações nas leis trabalhistas, mudanças nas regras de previdência social e também em privatizações de empresas públicas vai contra os interesses dos brasileiros.

No final do discurso, voltou a frisar que encara o processo de destituição como algo muito duro. "Sei que sou inocente e que é uma injustiça o que estão a fazer comigo. A democracia é algo muito valioso para a gente não lutar por ela. Lutei minha vida inteira, contra a tortura, lutei contra um cancro e vou lutar agora", concluiu.

Dilma é acusada de ter cometido crime de responsabilidade ao praticar manobras fiscais com o objectivo de melhorar as contas públicas e assinar decretos a autorizar despesas que não estavam previstas no orçamento.

O julgamento terá início na próxima quinta-feira às 9h00 (13h00 em Lisboa) e não existe um prazo determinado para finalizar, segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comanda esta última fase do processo.

Para ser condenada, 54 dos 81 senadores que compõem a câmara alta devem considerá-la culpada. Neste caso, Dilma Rousseff perde definitivamente o posto de Presidente e também ficará impedida de participar de eleições para cargos públicos por oito anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos a.s.ailva
    24 ago, 2016 hawthorne,NJ 11:36
    Temos que compreender a linguagem desta senhora. Continuar a lutar quer dizer continuara metera mao... continuar areceber "luvas" a laLula

Destaques V+