Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Campeões

FC Porto eleva-se e eleva Portugal

24 ago, 2016 - 00:10

Vitória no "play-off" da Liga dos Campeões garante desde já 14 milhões aos cofres portistas, mas as benesses estendem-se ao futebol português: quinto lugar no "ranking" UEFA e três equipas na fase de grupos da Liga milionária.

A+ / A-

Apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões garante benesses apetitosas ao FC Porto, mas não só. O futebol português também colhe frutos da actuação heróica dos dragões no Olímpico de Roma.

Desde já, o FC Porto assegura 14 milhões de euros com o apuramento para a Liga dos Campeões. 12 milhões pela entrada na fase de grupos e outros dois pela vitória no "play-off" de acesso à mesma.

Os dragões garantiram, ainda, a sua 21.ª participação na fase de grupos da prova milionária, mantendo-se no topo da lista das presenças na competição, ao lado de Real Madrid e Barcelona. O Manchester United, que vai participar, esta temporada, na Liga Europa, já ficou para trás, com 20.

Ainda assim, os benefícios não são exclusivos ao Porto. O clube azul-e-branco assegurou que esta será a quinta ocasião em que Portugal tem três equipas na fase de grupos da maior prova de clubes do mundo, ao juntar-se a Benfica e Sporting.

A primeira vez que isso aconteceu foi na temporada 2006/07. FC Porto, Benfica e Sporting foram os representantes lusos na fase de grupos. O cenário repetiu-se na temporada seguinte, com os mesmos protagonistas. Em 2012/13, o cenário repetiu-se, mas um dos protagonistas mudou. Em vez do Sporting, foi o Braga a acompanhar FC Porto e Benfica na Liga milionária. O trio original, de "grandes", regressou na temporada 2014/15. FC Porto, Benfica e Sporting foram os representantes portugueses.

Por último, a vitória portista em Roma deu um "abanão" no "ranking" da UEFA. Portugal ultrapassou a Rússia e regressou à sexta posição, que assegura mais uma equipa nas provas europeias em 2018/19. Quinto e sexto lugares são semelhantes, garantindo três equipas na Liga dos Campeões. O sétimo, lugar até então ocupado por Portugal, só coloca duas.

A vantagem sobre os russos é, ainda assim, diminuta e pode ser anulada já esta quarta-feira, caso o Rostov ultrapasse o Ajax na corrida pelo "pote dos milhões". Contudo, a "luta" continua na quinta-feira, com a participação do Arouca, mais uma equipa portuguesa, e o Krasnodar, conjunto russo, ambos na luta pelo apuramento para a fase de grupos da Liga Europa.

Entretanto, o FC Porto garantiu, também, lugar no segundo pote do sorteio da fase de grupos, a realizar na próxima quinta-feira. Benfica e Sporting, directamente apurados, já tinham vagas definidas, respectivamente, no primeiro e no terceiro potes.

O FC Porto já sabe, assim, que não poderá cruzar-se com as duas equipas portuguesas, nem com: At. Madrid (Espanha), Borussia Dortmund (Alemanha), Arsenal (Inglaterra), Sevilha (Espanha), Nápoles (Itália) e B. Leverkusen (Alemanha), além do Manchester City, que, depois da vitória por 5-0 em Bucareste, na primeira mão do "play-off", tem pé e meio na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+