Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Pereira termina em quinto, o melhor resultado português no triatlo masculino

18 ago, 2016 - 16:47

Triatleta português fez um último segmento (corrida) sensacional, terminando a apenas 52 segundos do ouro (Alistair Brownlee) e a nove do bronze. João Silva ficou em 35.º lugar, Miguel Arraiolos foi 44.º.

A+ / A-

João Pereira alcançou, esta quinta-feira, o quinto lugar na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a melhor prestação de sempre de um triatleta português masculino.

À entrada para o último segmento, a corrida de 10 quilómetros, o triatleta português era 17.º, a 1m23s do primeiro. Foi a sua sensacional recuperação que lhe permitiu subir 12 lugares e ganhar 32 segundos ao vencedor. João Pereira terminou a prova com o tempo de 1h42m52s, a 51 segundos do britânico Alistair Brownlee e a apenas nove segundos do bronze.

A família Brownlee pode sorrir, já que Jonathan Brownlee, irmão mais novo de Alistair, arrecadou a medalha de prata. O sul-africano Henri Schoeman ficou com a medalha de bronze que João Pereira quase conquistava.

Este foi, de resto, o melhor resultado de sempre do triatlo masculino em Jogos Olímpicos (Vanessa Fernandes foi prata em 2008, no sector feminino). Pereira fez mesmo o melhor tempo numa das voltas e o segundo em outras duas.

O português estava fora dos 30 primeiros no final do primeiro segmento da prova, a natação. No ciclismo, seguiu sempre no grupo perseguidor, a cerca de 1 minutos dos líderes, um grupo de 10 atletas. Com João Pereira estava João silva, outro português, mas uma queda no grupo perseguidor atrasou-o.

Os outros dois triatletas lusos em prova, João Silva e Miguel Arraiolos, terminaram em 35.º 44.º lugar, respectivamente.

[notícia corrigida às 19h54 - Jonathan é o mais novo dos irmãos Brownlee]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luís Figueiredo
    18 ago, 2016 Cela Alcobaça 22:05
    Grande atleta! Sinto orgulho pelo teu 5º lugar. A família e amigos partilham esta alegria. Um abraço de Luís Figueiredo, Cela
  • Nuno Pereira
    18 ago, 2016 Barcelona 18:51
    Grande resultado!! Joao Pereira está de parabéns... com mais condiçoes e quem sabe... Pequena correcçao, o Jonathan é o irmao mais novo dos brownlee e nao o mais velho.
  • joao rira
    18 ago, 2016 Faro 17:21
    Grande maquina este João Pereira Parabens. A todos os portugueses presentes estão todos de parabens. Pena foi a transmissãoUma vergonhosa de um canal publico RTP que teve uma cobertura do triatlo olimpico MUITO MAU MESMO do PIORIO, o triatlo não é só atletismo não é uma única prova existe as transições é um todo , Preferiram transmitir eliminatórias e publicidade do calcitrin

Destaques V+