Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estados Unidos transferem 15 presos de Guantanamo para os Emirados Árabes

16 ago, 2016 - 07:42

Prisão foi criada por George W. Bush após o 11 de Setembro de 2001.

A+ / A-

Quinze presos da prisão de Guantanamo, em Cuba, foram transferidos para os Emirados Árabes Unidos, sendo o maior grupo libertado nos últimos anos.

"Os Estados Unidos agradecem ao governo dos Emirados Árabes Unidos pelo seu gesto humanitário e vontade em apoiar os esforços dos Estados Unidos para fechar o estabelecimento prisional de Guantanamo", disse o Pentágono, em comunicado.

Com esta transferência, o número de presos que ainda se encontra na prisão de Guantanamo desce para 61.

A transferência dos presos tinha sido já anunciada pela Amnistia Internacional, mas o Pentágono tinha, até agora, recusado comentar essa informação.

A prisão foi criada quando George W. Bush era presidente dos Estados Unidos, para manter os prisioneiros da "guerra contra o terrorismo", depois do 11 de Setembro de 2001.

O actual presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu encerrar a prisão em 2009, mas isso não aconteceu até agora, apesar de as libertações terem acelerado nos últimos tempos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+