A+ / A-

Marcelo considera dados contraditórios, mas acredita ser possível cumprir défice

12 ago, 2016 - 15:14

Presidente vê como positivos os indicadores referentes ao emprego, à confiança e à cobrança de impostos, mas analisa como negativo o crescimento do PIB.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou contraditórios os dados sobre a economia portuguesa divulgados esta sexta-feira, sublinhando que é necessário continuar o esforço de contenção orçamental.

“Continuo a pensar que é possível o défice de 2,5% este ano”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas num comentário aos dados económicos revelados esta sexta.

Marcelo Rebelo de Sousa vê como positivos os indicadores referentes ao emprego, à confiança e à cobrança de impostos, mas analisa como negativo o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Na leitura do Presidente, é preciso esperar para saber se “a economia está a mexer”, mas há duas questões que considera serem claras: a importância de os fundos europeus irem para o terreno e a necessidade de continuar a contenção orçamental.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa cresceu 0,2% entre Abril e Junho face ao primeiro trimestre deste ano, taxa idêntica à dos dois trimestres anteriores, e avançou 0,8% em termos homólogos.

Em termos homólogos, a economia desacelerou, face ao crescimento de 0,9% no trimestre anterior.

Os valores divulgados esta sexta-feira na estimativa rápida do INE ficam abaixo da estimativa média de analistas contactados pela Lusa, que previam um crescimento de 0,4% em cadeia e de 1% em termos homólogos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • e
    12 ago, 2016 e 22:01
    "De velhinho se volta a menino"... O pai natal existe!!
  • mg
    12 ago, 2016 algures 17:24
    Este ainda acredita n pai natalkkkkk
  • j
    12 ago, 2016 str 16:41
    Este Marcelo percebe tanto de economia como eu, se me dizem que as exportações baixam, que a despesa sobe e no meu dia a dia não vejo melhorias, como posso acreditar nele ou no governo? Marcelo é um excelente, uma sumidade em Direito, dizem e eu acredito, tal distinção também se aplica ao seu hobby de comentador; só que ele já não é comentador é Presidente, ou ainda não conseguiu ter a investidura passados 7 meses...afinal é uma inteligência para que? para os media? ou para o país?
  • Carlos Costa
    12 ago, 2016 Santarem 16:18
    Eu também acredito em milagres!!!!
  • Os traidores
    12 ago, 2016 Port 15:47
    De Portugal até rezam para que tudo corra mal.
  • Zé dos Cães
    12 ago, 2016 Braga 15:30
    Com um PR professor Martelo só podíamos ter contas marteladas!
  • Zé dos Cães
    12 ago, 2016 Braga 15:30
    Com um PR professor Martelo só podíamos ter contas marteladas!

Destaques V+