Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Secretário de Estado apela à consciência dos cidadãos

07 ago, 2016 - 23:31

"Alguma coisa está errada". Jorge Gomes diz que os meios "são suficientes", mas "têm um limite", e lembrou que os cidadãos "não podem ter comportamentos de facilitismo".

A+ / A-

O secretário de Estado da Administração Interna realçou a prontidão e o profissionalismo dos agentes da Protecção Civil no combate aos incêndios florestais e apelou para a consciência dos cidadãos, que "não podem ter comportamentos de facilitismo".

Em declarações à Lusa na sede da Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Carnaxide, Jorge Gomes disse que, "muitas vezes", os incêndios acontecem por "distracção, negligência", salientando que 33% dos fogos deflagram durante a noite, quando há menos calor.

Jorge Gomes considera que se trata de "um número muito expressivo", que dá que "pensar a todos enquanto cidadãos".

"Alguma coisa está errada", sentenciou, após uma reunião com o comando operacional nacional da Protecção Civil, para efeitos de balanço do dia de operações de combate aos incêndios.

O secretário de Estado entende que os meios "são suficientes", mas "têm um limite", e lembrou que os cidadãos "não podem ter comportamentos de facilitismo".

"Quem estiver a ter um comportamento errado, que tenha um comportamento correto, e então já não temos fogos", vincou.

Jorge Gomes destacou "a forma pronta e profissional como todo o dispositivo da Proteção Civil está a responder" aos incêndios, desde o comando nacional aos bombeiros, e louvou a sua "coragem e determinação".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Lima
    09 ago, 2016 Vila Nova de Famalicão 15:47
    Meios suficientes? Onde? Veja-sa a calamidade que assola neste momento o Norte do país. Existem fogos onde nem um bombeiro existe. Fala-se em limpezas das florestas, quando o que vemos é abandono, é desleixo. No caso de abate de árvores vemos um pasto de residu-os d err ixados para trás, acabando por ser combustível para as chamas. Não há incendiários? Como se explica como surgem tantos incêndios no mesmo dia e numa rota bem defenida? Coincidências? De que vale as campanhas de reflorestação, quando a área ardida, a ultrapassa em larga escala. Destroem-se habitat's, flora, fauna, diminui-se a qualidade ambiental, coloca-se em causa a saúde e segurança das pessoas e bens. Não há matéria, estudos , relatorios e experiência que possam ser colocados em prática para erradicar este inferno que todos os anos nos atinge? Lembro-me dos tempos em que não existiam meios aéreos, comandos nacionais.... e não assistiamos a tantos incêndios e raramente atigiam tais proporções.
  • M
    08 ago, 2016 23:39
    Os Portugueses também apelam aos secretários de estado para não nos incendiarem a consciência
  • Jorge
    08 ago, 2016 Seixal 19:56
    Deixem de tapar o sol com uma peneira. Já pensaram no que ganham as empresas que têm meios aéreos para o combate a incêndios, as empresas que vendem material para combater incêndios, toda a logística necessária. Os milhões que todos os anos são disponibilizados pelo estado vão parar à mão destas empresas, se não houver incêndios não há pilim e se o estado um dia acabar com a mama e criar condições na força aérea para combater os incêndios, acionam-se logo providências cautelares porque os contratos são para ser cumpridos. Não é por acaso que 33% dos incêndios deflagram durante a noite.
  • Justo
    08 ago, 2016 Leiria 14:31
    Os segundos culpados são as autoridades eo governo que não procedem á fiscalização de quem não limpa os terrenos! Andaram a ameaçar os idosos senão limpar a 50 m das habitações tem coima a partir de 1 de Maio! Já lá vão 3 meses e a maior parte não limpou, não teve medo e a GNR não cumpriu, não multou, não denunciou. Dizem que não tem tempo. A ETERNA DESCULPA DOS TUGAS PORTUGUESES! TEM SEMPRE DESCULPAS PARA NÃO SEREM COMPETENTES!
  • graciano
    08 ago, 2016 alemanha 14:07
    se um incendiario leva se 30 anos de prisao iria penssar 2 vezes antes se um incendiario fosse condenado a pagar o prejuizo que causou mesmo que isso significa se ficar sem nada ele iria penssar 2 vezes mas quando um incendiario e preso e chega ao tribunal la vem o advogado defende lo com desculpas esfarrapadas e ele ja vai para casa sorindo e penssando na proxima queimada e aqui me despeco desejando a todos a maiores felecidades deste mundo
  • Inês
    08 ago, 2016 Penafiel 12:35
    É todos os anos a mesma coisa, e não me venham dizer que é por causa do calor e dos eucaliptos. 90% dos incêndios são de origem criminosa. Coincide sempre com a época alta das férias dos franceses. Quem vive no Norte e Centro sabe como se passam estas coisas. Enquanto não houver legislação com dê meios a mais investigação e fiscalização para apanhar estes incendiários não há volta a dar. Neste país temos um partido ambientalista (PEV) com acento parlamentar que deveria ter a iniciativa de promover legislação para a defesa da natureza, e em vez disso é um partido simplesmente virado para questões "comunistas", em vez de ser verde é vermelho e gosta de ver tudo a arder.
  • Fernando Magalhães
    08 ago, 2016 Massamá 12:29
    O comportamento das pessoas no caso das arribas das praias é outro exemplo de facilitismo. Infelizmente, apelar à consciência cívica das pessoas é lirismo...
  • Pedro Sousa
    08 ago, 2016 Leiria 09:33
    E para quando começarem a punir convenientemente os responsáveis por estes fogos?
  • Mário
    08 ago, 2016 Portugal 00:29
    Muita conversa e nenhuma solução coerente. Não é só negligencia da parte dos cidadãos desatentos a negligencia maior é dos governantes que nada fazem para prevenir que isso aconteça. Isto acontece todos os anos e começam a esgotar-se as desculpas da incompetência para pelo menos minimizar os problemas e isso cabe ás Autarquias e governo. Estará à espera do "código de conduta" para saber o que deve fazer?

Destaques V+