Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Londres. “Ataque espontâneo” levado a cabo por cidadão norueguês de origem somali

04 ago, 2016 - 12:00

Comissário Mark Rowley afasta motivações políticas e informa que os feridos não correm perigo de vida.

A+ / A-
Londres. “Ataque espontâneo” levado a cabo por cidadão norueguês de origem somali
Londres. “Ataque espontâneo” levado a cabo por cidadão norueguês de origem somali

“Acreditamos que foi um ataque espontâneo e que as vítimas foram escolhidas ao acaso”. A informação sobre o ataque da última noite, no centro de Londres, é avançada pelo comissário Mark Rowley, das operações especiais da Polícia Metropolitana.

Segundo a polícia, não há indicações de que o atacante tivesse motivações políticas. O jovem, de 19 anos, tem passaporte norueguês e origem somali.

“Ainda que a investigação não esteja concluída, todo o trabalho que já fizemos aponta para que este trágico incidente tenha sido causado por problemas mentais”, esclareceu a mesma fonte, acrescentando que esta indicação tem por base depoimentos da família do suspeito, além do interrogatório a que este já foi sujeito.

“Até ao momento não foram encontradas quaisquer evidências de radicalização que surgiram que o homem que temos na nossa custódia tenha sido motivado por terrorismo”, sublinhou.

A única vítima mortal foi uma mulher, com cerca de 60 anos, que era uma cidadã norte-americana. As outras vítimas, que foram transportadas para o hospital e algumas já tiveram alta, têm nacionalidade britânica, americana, australiana e israelita.

De acordo com o comissário Mark Rowley, nenhum dos feridos está em risco de vida.

Durante a madrugada desta quinta-feira, a polícia britânica anunciou a detenção do suspeito – um jovem de 19 anos, que terá problemas de saúde mental. Foi detido pouco depois do ataque, com recurso a um “taser”.

O atacante também teve alta hospitalar e foi formalmente acusado de homicídio, encontra-se detido.

Como medida de precaução, o comissário confirmou que houve um reforço de polícias nas ruas.

A Russel Square situa-se a poucas centenas de metros de um dos locais onde ocorreram os atentados de Julho de 2005, que fizeram mais de 50 mortos. Em concreto, próximo do local onde houve uma explosão num autocarro de passageiros, na sequência da qual morreram 13 pessoas.


Violência em Londres. Ataque com faca mata uma mulher
Violência em Londres. Ataque com faca mata uma mulher
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vítor Rodrigues
    05 ago, 2016 Olhão 07:35
    “Acreditamos que foi um ataque espontâneo e que as vítimas foram escolhidas ao acaso”. Uau, que lindo!!! Também podiam ter dito que foi um ataque ao acaso e que as vítimas foram escolhidas de forma espontânea... Mas, também podiam ter dito que foi um ataque terrorista, daqueles que têm sucedido e vão suceder vez após vez por 'refugiados' e seus descendentes cujo deus lhes manda matar todos aqueles que não comungam da sua ideologia e para cujo efeito são doutrinados desde que nascem. Parabéns, políticos europeus; parabéns, mídia europeia; parabéns, povo europeu impreparado para acolher assassinos militantes em nome de uma religião. E que quando voluntários cristãos distribuem folhetos convidando-os a conhecer Jesus Cristo - o Único que pode transformar bandidos - de qualquer espécie - em gente de bem - acham 'muito bem' que sejam impedidos de fazer 'proselitismo religioso' em 'respeito pelas crenças de cada um'. Crenças, cujas consequências, nestes casos, são o motivo exato de buscarem refúgio na Europa.
  • Antonio
    04 ago, 2016 Lisboa 21:11
    Noruegues de origem somali mata norte-americana em londres... dá que pensar na globalizaçao e na história da galinha que choca ovos no chiqueiro...
  • anselmo
    04 ago, 2016 leirosa 14:35
    Ao que se intitula de portugues e ainda por cima é daquela aldeia com muitas casas aconselho que vá passar uns tempos ao hotel júlio de matos que fica na av do brasil 53 em LISBOA. Este pessoal da aldeia com muitas casas, quando vê ou lê LISBOA fica logo a bater mal. Uma estadia naquele hotel vai fazer-lhe muito bem!
  • Tonecas Futerres
    04 ago, 2016 Lapa- Lisboa 14:34
    Cidadão norueguês de origem somali . Eu vou pensar , pensar , pensar e pensar ainda um pouco mais a ver se entendo . Esperai pela gorda ...
  • Pirata
    04 ago, 2016 portroyal 14:26
    99,8% da população da Somalia é muçulmana. Religião da paz.
  • Silva
    04 ago, 2016 lisboa 14:14
    Praticamente vem todos já com os genes das origens...
  • Portugues
    04 ago, 2016 Porto 14:05
    PAREM DE CHAMAR A PRETOS, NORUEGUESES OU FRANCESES, QUE ATÉ SE TORNA RIDÍCULO. ISSO SÓ SE CHAMA A PRETOS DAS EX COLÓNIAS.ESSES É QUE DE TODO O DIREITO SÃO PORTUGUESES. 500 ANOS DE MUITA CUMPLICIDADE.
  • anselmo
    04 ago, 2016 leirosa 13:59
    Norueguês de origem somali, para ser terrorista nada melhor que uma mescla destas. Agora todos os turras são doentes mentais.Boa desculpa para os governos.Não tarda muito que comecem as cruzadas. O mundo precisa de uma nova guerra para se restabelecer uma nova ordem e a juventude precisa de tomar consciência de que a vida não são pokemons!!!
  • Joaquim
    04 ago, 2016 Leiria 13:40
    Jusubelo, vou copiar isso para o meu FB, se não te importas! Muito bem escrito.
  • desatina carreira
    04 ago, 2016 queluz 13:33
    ou seja muçulmano

Destaques V+