Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Argelinos detidos no aeroporto de Lisboa pedem asilo a Portugal

02 ago, 2016 - 20:31

Os passageiros de um voo que invadiram a pista alegam que não têm forma de subsistir na Argélia.

A+ / A-

Os cidadãos argelinos que foram detidos no sábado na placa do aeroporto de Lisboa vão pedir asilo em Portugal.

Alegam que não têm forma de subsistir na Argélia, de onde são naturais, e justificaram a tentativa de fuga às autoridades com o facto de não terem um visto para entrar no nosso país, e com o receio de serem identificados pelas autoridades dado que um dos quatro detidos já estava proibido de entrar no espaço europeu.

Os arguidos foram ouvidos esta terça-feira por um juiz. O pedido de asilo por razões humanitárias vai ser submetido ainda hoje, afirmou a advogada Liliana Ferreira.

“Um deles já tinha violado a interdição [de entrada] no Espaço Schengen. O que aconteceu foi que, desesperados, tentaram não passar pelas autoridades e entrar sem serem identificados. Os motivos que os levaram a fazer isso foi a fome. Pelo que relataram, não têm maneira de comer, não têm maneira de subsistir, de sobreviver, não têm onde viver. Eles querem ter uma vida normal”, alegou a advogada.

Os quatro homens vão ficar à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) até que seja instaurado o processo de expulsão ou decidido o pedido de asilo.

Em simultâneo vai correr um processo sumário pelos crimes cometidos em território nacional, explicou a advogada.

O juiz decretou que ficariam sob tutela do SEF até à abertura do processo administrativo que, tudo indica, será de expulsão [do país], até porque eles estão irregulares e não têm qualquer tipo de visto. O processo de expulsão tem de ser decidido, no máximo, até 60 dias”, adiantou Liliana Ferreira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gonçalves
    03 ago, 2016 Almada 15:46
    É por sermos muito tolerantes e politicamente corretos, é que a Europa está a ser evadida . Ataques terroristas são mês a mês . Parece que pegou moda . A Argélia é um país rico em certos recursos. Petróleo. Gás natural . É o segundo exportador do Mundo . Detém a sétima maior reserva do Mundo. No Petróleo é o 15 º no Globo. A Argélia, após o conflito com a França, muitos e muitos argelinos migraram para o segundo país. Basta ver a costa -sul de França. Está minada deles. Agora se disserem que a Argélia é um país pobre, é, pois devido a pouca taxa de emigração para a Europa eles sentem na pele a fome, daí fugirem para Norte . Não pensem que a produção de Gás e outros recursos minerais que a Argélia detém, dá para sustentar toda a gente porque a Argélia tem 34 Milhões de habitantes . No Norte de Africa, é o país mais rico . São sim uma minoria que " escapa " á " crise " naquele país. ( Juventude sem lei nem roque ) . Por último, nós compramos gás á Argélia .
  • Miguel
    03 ago, 2016 Faro 10:00
    A Argelia não está em guerra nem é país aonde haja fome. Já nem falo da compra dos bilhets de avião.... Obrigatorio voltar para de onde vieram, já! Se eles não forem para de onde vieram isto vai abrir precedentes e os aeroportos de Portugal vão passar a ser mais uma forma de entrarem na Europa ilegalmente e fazerem o que lhes bem apetecer. Haja pulso e liderança. Deixemos de lado o "politicamente correcto" que nunca leva a lado nenhum
  • duc695
    03 ago, 2016 Porto 09:54
    isto meus amigos e` so o começo , eles tambem vao invadir o Portugal , a Europa esta farto desta surr@pa , roubos , violes , trafulhisses , violencias , podres para o trabalho, vive as custas das ajudas sociais
  • Andre L
    03 ago, 2016 lx 09:16
    Não quero parecer nada xenofobo, porque não o sou. Mas esta história não está a bater certo. A bem entender se forem acusados "porque o devem, tentaram entrar de forma ilegal no Pais" mesmo que o pedido de asilo seja aceite, irão ficar? Morrer a fome, pagar viagens caras é algo um pouco contraditório, ou é desespero a mais? O fato dos mecanismos não estão a funcionar bem, (refugiados) e tudo o que vem a mais, é só gente que esta-se a aproveitar da situação...... Legitma ou ilegitimamente, mas uma coisa é certa, esta de forma completamente ilegal.. Onde já se viu sair a correr de um avião num aeroporto internacional..... Claro que seriam apanhados, estavam a espera do Portugal de 20 anos atrás?
  • carlos
    03 ago, 2016 tomar 09:09
    estes gajos sao perigosos ( so sabem roubar , trabalhar....... nao é com eles) aquela palhaça que se diz advogada a defender estes gajos......... ( perguntem aos franceses o que representa a escumalha que vem de africa do norte
  • gaiola
    03 ago, 2016 bragança 07:59
    e com estas manobras que a europa esta cheia de terroristas. vem com capa de santidade para enganar as autoridades e depois e so fazer assalto e outros crimes violentos .
  • caballieri
    03 ago, 2016 le Mans 07:52
    estao a tentar entrar em Portugal, para depois cometerem atentados, como fizeram em França,Inglaterra,Espanha,etc,etc,
  • Rafael
    03 ago, 2016 Ilhavo 05:18
    "Vida normal". Mais uma vez paga contribuinte. Próximo avião de regresso e ofereço os bilhetes. Pergunto. Eles também nos ajudam?! Chega de hipocrisia
  • 03 ago, 2016 03:12
    Deixem-nos á solta, e depois veram o que é bom pra tosse...!!!
  • Pinto
    03 ago, 2016 Custoias 01:00
    Em Portugal também há pessoas honestas que não conseguem subsistir. Estas advogadas deviam ficar com eles em suas casas e darem-lhes de comer, já que alegam falta de comer. Esta gente vai fazer como os que vieram da Guiné sem documentos e após serem recebidos , alegaram o mesmo, depois de lhe darem dinheiro comida e dormida ninguém lhes deitou a vista em cima.

Destaques V+