Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Famílias fogem da morte na cidade sitiada de Aleppo

30 jul, 2016 - 13:51

Corredores humanitários foram abertos para permitir a saída dos civis apanhados no meio da guerra na Síria.

A+ / A-

Dezenas de famílias deixaram a cidade sitiada de Aleppo, na Síria, através de um corredor humanitário.

Os civis saíram de Aleppo em autocarros e foram transportados para abrigos temporários, de acordo com a agência de notícias estatal síria, Sana, citada pela BBC.

Alguns rebeldes que combatem as forças governamentais também se entregaram, adianta a mesma fonte.

Milhares de civis estão sitiados na zona oriental da cidade de Aleppo, com falta de comida, água e medicamentos.

A Rússia, aliada do Governo sírio na guerra contra os movimentos rebeldes e jihadistas, tinha anunciado na quinta-feira a abertura de quatro corredores humanitários em Aleppo.

Na sexta-feira, o Papa Francisco lembrou, de forma especial, os sírios durante a Via Sacra das Jornadas Mundial da Juventude que decorrem em Cracóvia.

“Abraçando o madeiro da cruz, Jesus abraça a nudez e a fome, a sede e a solidão, a dor e a morte dos homens e mulheres de todos os tempos. Nesta noite, Jesus e nós, juntamente com Ele, abraçamos com amor especial os nossos irmãos sírios, que fugiram da guerra. Saudamo-los e acolhemo-los com fraterno afecto e simpatia”, disse Francisco na homilia que fez aos jovens depois das meditações dos caminho de Jesus Cristo até à Cruz.

Na impossibilidade de estarem presentes na Jornada Mundial da Juventude, cerca de 1200 jovens sírios reúnem-se numa igreja em Aleppo, para acompanhar o evento à distância. Após a Via Sacra de sexta-feira, gravaram uma mensagem vídeo para o Papa Francisco.

Papa lembra “irmãos sírios” na Via Sacra em Cracóvia
Papa lembra “irmãos sírios” na Via Sacra em Cracóvia
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Morais
    30 jul, 2016 Portugal 14:19
    A guerra é cruel estou de acordo, mas é um mal necessário. Se olharmos para a história nunca ouve realmente paz neste planeta, e as religiões sempre estiveram presentes nelas vezes sem conta como causa dessa guerra. Por isso devia-se por fim á hipocrisia isso já era meio caminho andado.

Destaques V+