Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“A crueldade não termina em Auschwitz e Birkenau"

29 jul, 2016 - 20:28 • Aura Miguel , enviada especial à Polónia

Papa Francisco disse que hoje a crueldade continua em muitos lugares do mundo pediu aos jovens para que rezem pelo fim do mal no mundo.

A+ / A-
Papa não esquece Auschwitz mas lembra que hoje também se torturam pessoas
Papa não esquece Auschwitz mas lembra que hoje também se torturam pessoas

Os horrores que se viveram nos campos de concentração não terminaram, continuam hoje em muitos lugares do mundo, disse esta sexta-feira à noite o Papa Francisco aos jovens que esperavam que lhes falasse junto à sua janela, em Cracóvia.

“Não quero desencorajar-vos, mas a crueldade não termina em Auschwitz e Birkenau: também hoje se torturam pessoas… há tantos prisioneiros torturados, homens e mulheres em prisões sobrelotadas, que vivem como animais. Isto é terrível”, disse o Papa à janela do Palácio dos Arcebispos, em Cracóvia, lembrando a sua visita de manhã aos campos de concentração.

“Quanta dor, quanta crueldade! Como é possível que nós, homens criados à imagem e semelhança de Deus, sejamos capazes de praticar estas coisas?”, perguntou Francisco que, na meditação feita na Via Sacra, ao fim da tarde, tinha deixado também várias perguntas.

“Hoje também há crueldade. Sim, vemos a crueldade de há 70 anos, no modo como morriam e eram torturados, fuzilados, enviados para a câmara de gás… mas hoje passa-se o mesmo, em tantos lugares do mundo onde há guerra”, continuou o Papa, acrescentando que “Jesus veio para carregar aos ombros toda esta realidade”.

A terminar, Francisco deixou um apelo aos jovens para que rezem. “Rezemos por todos os que - como Jesus - têm fome e sede, estão doentes ou sós e abandonados. Rezemos por tantas crianças inocentes que carregam a sua cruz de criança…É uma realidade triste, mas é a realidade que Cristo quis carregar. Convido todas a rezarem pelo fim destas coisas feias e pelo mal no mundo.”

A Renascença com o Papa Francisco na Polónia. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Roberto Moreno
    18 ago, 2016 Lisboa 14:43
    A crueldade não termina em Auschwitz - continua em Lisboa, isto sim! E, neste âmbito, estou a preparar um livro, iniciado em 2004 com o caso: “Hotel Sheraton & Advogados e Jornalistas Associados” – O titulo é "Lisboa, minha Auschwitz" (e se o Aristides de Sousa Mendes tivesse vivo diria, nossa Auschwitz) - O livro terá vários depoimentos em texto, áudio e vídeo, das milhares de vitimas portuguesas, e não só, de seus próprios Advogados, incluindo a sua “Ordem”, e da Imprensa à portuguesa, tão bem retratada por Álvaro de Campos (Fernando Pessoa) – Há, inclusive, centenas de pseudo-cidadãos “silenciosos” que conhecem, muito bem, o que se passa com a Fundação Geolíngua e que o Governo e a Imprensa de Portugal, insistem em ignorar, boicotar e, até processar criminalmente a Fundação em 2005 (arquivado pelo MP) pelo crime, quiçá, de, a mesma ser totalmente transparente, incentivar o dialogo fundamentado, e, apresentar o projeto ENDOECONOMIA (ver no Google esta palavra) a implantar-se à partir de Portugal. – Será que haverá jornalistas e advogados, curiosos, para ler este comentário e tudo o que está na net ? - Vou fornecer, novamente, um Dossiê para a Renascença e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e que estão cientes deste Caso, há anos e anos, e comunicar o Vaticano, via a sua Embaixada em Lisboa, solicitando uma audiência com o Papa, neste âmbito, visto que as mais altas autoridades eclesiásticas em Portugal, também me ignoram, desde 2004.
  • Alberto Sousa
    30 jul, 2016 MONTIJO 13:49
    Comentei e não fui publicado! Será que o meu comentário, onde não ofendo quem quer que seja, seja demasiado verdadeiro, e isso não vos convenha?
  • Alberto Sousa
    30 jul, 2016 MONTIJO 13:44
    Meu caro, Papa Francisco, não vou dizer como os outros que a infeliz queda, te perturbou o raciocínio. Perdoa-lhes que eles não sabem o que dizem. É evidente que os malfeitores da humanidade, estão a ganhar e muito com o terrorismo, e todas as outras guerras, por esse planeta fora. Mas não te preocupes, eu nas minhas orações, (que tambèm rezo, quando oportuno) já pedi a Deus para mandar um dilúvio, mas desta vez sem Noé, para extinguir o mal pela raiz. São 7,2 biliões de ignorantes. Comigo incluido. Ou pensavam que queria ficar para semente?. Sim! Claro que para os animais irracionais, pedi clemencia. Eles são inocentes, dos erros humanos. Então de que vale a pena, destruir, muros e cercas e arame farpado. se o final dos tempos se avizinha? Porque não substituir, isso pela derradeira tentativa do homem. NOVA ORDEM MUNDIAL, É A SOLUÇÃO. Acabem com o dinheiro, acabem com as fabricas de material de guerra, ponham a ciência ao serviço do bem comum, acabem com os "cães de guerra", Fabriquem tractores e relhas de arado, que até os desertos vão florescer e produzir alimanto, e assim acabar com a fome no mundo. NADA É IMPOSSÍVEL AOS HOMENS DE PAZ E DE BOA VONTADE. ASSIM OS OPRIMIDOS O QUEIRAM.

Destaques V+