Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Marquês. “Ninguém mais do que nós pretende dar o despacho final neste processo"

28 jul, 2016 - 00:02

Director do DCIAP não confirma decisão sobre José Sócrates até 15 de Setembro.

A+ / A-

O director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) não garante que haja uma decisão sobre a “Operação Marquês” em Setembro.

Amadeu Guerra fixou, em Março passado, a data de 15 de Setembro como limite para encerrar a investigação: nesse prazo terá de ser decidido arquivar o processo ou deduzir acusação sobre os arguidos, entre os quais está o antigo Primeiro-ministro José Sócrates.

Em entrevista à SIC, esta quarta-feira, o director do DCIAP não exclui a hipótese de prolongar a investigação, mas também não afirma claramente que o processo vai ficar decidido na data prevista.

“Vamos aguardar até 15 de Setembro. Ainda falta algum tempo. A data está fixada e a 15 de Setembro veremos como estão as coisas. Ninguém mais do que nós pretende dar o despacho final neste processo”, disse.

O director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal responde - ainda que com breves palavras - as acusações dos advogados de José Sócrates, reiterando que há indícios contra o antigo primeiro-ministro e que tribunais superiores que foram chamados a pronunciar-se sobre recursos já decidiram em conformidade.

“Os resultados dos tribunais superiores falam por si. Há várias decisões, de vários juízes de colectivos no tribunal da Relação que confiram a existência de indícios”, acrescenta Amadeu Guerra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zecao
    28 jul, 2016 Lisboa 19:49
    Tanto anjinho que por aqui comenta!!, coitado do socrático tantos apoiantes tem, deviam começar a fazer coletas para ajudar o coitadinho. Alta finança, alta malandragem, sabem-nas fazer bem feitas. Quem paga no fim é o mexilhão. Bom e instruído povo português salvem o coitadinho do ex-44.
  • fanã
    28 jul, 2016 aveiro 10:41
    E a telenovela continua !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..........próximo episódio deste x. files.. " a verdade anda por aí " !
  • Zé do Norte
    28 jul, 2016 Mirandela 10:33
    Meu "CARO" Procurador. Então depois de tantas parcerias na investigação com o "CORREIO DA MANHÃ" em que aquele jornal publicou vários resultados das vossas investigações como factos infalíveis e mais que provados, o Senhor Procurador vem agora dizer que há indícios e que não sabe se o processo var ser arquivado ou vai ser deduzida acusação ????????????? Nem imagina Senhor Procurador a ofensa que está a fazer às pessoas de bem deste Portugal, que trabalham e pagam os seus impostos seriamente. E o que apenas querem é uma Justiça "JUSTA" E não uma Justiça que usa o "CORREIO DA MANHÃ" e usou a "SIC" como o seu "BRAÇO ARMADO"´É que depois do espetáculo triste que deram, se ficarem só pelos indícios....Meu Deus.....Que vergonha.
  • GroundZero
    28 jul, 2016 Grenoble 10:25
    Simplesmente pq não há nada! nem nunca houve relacionado com esta FALSA ACUSAÇÃO...o Juiz Carlos Alexandre como CORRUPTO PASSIVO desta FRAUDE (que consumiu MILHÕES de euros) tem de ser EXPULSO da OA e punido em primeiro com 2 anos de prisão preventiva...depois MAIS 25 anos EFECTIVOS !para ver se gosta! Razão teve, um dos 2 unicos juizes que afirmou não haverem ABSOLUTAMENTE NENHUNS INDÍCIOS mas um conjunto de suposições FANTASIOSAS! Lembrem-se foram Funcionários Públicos do DCIAP de BRAGA, que após terem visto recusada a autorização para prenderem o Senhor ex-PM Pinto de Sousa , recusa feita pelos chefes regionais(PORTO) e nacionais(LISBOA) , deram conhecimento de matéria em "segredo de justiça" ao PASQUIM CM, e fizeram aqueles espectáculo em LISBOA. Ah! e tb para evitar que o ex-PM apresentasse a candidatura a Presidente da República!e ia ganhar!
  • desatina carreira
    28 jul, 2016 queluz 09:31
    ninguém mais que nos demonstrou tanta incompetência qual foram os verdadeiros motivos ainda esta no segredo dos deuses em forma de sol LARANJA
  • Jorge Moreira
    28 jul, 2016 Mercês 09:24
    Apelo ao sr director do EPE que mantenha em adequadas condiçôes de higiene a cela do prisioneiro 44. A Bem da Nação JMS
  • Mafurra
    28 jul, 2016 Lisboa 09:23
    Os comentadores deviam saber falar português !
  • lv
    28 jul, 2016 Loures 09:13
    Procuradeiros, amadeus, bigodalhas , "Alleluias de Mação" Gentalha ao serviço do oculto!
  • rosinda
    28 jul, 2016 palmela 03:23
    Senhor bastos estao a acentar a marreta no facebook do quintino! Acabei de ler o historial do bicho ja nao e a primeira vez que ele mete o pe na argola ele devia era ir parar com os costacos a cadeia ! A cadeia e um hotel bom racistas ! Nasceu em niza devia de haver la bastantes ciganos ficou traumatizado e virou racista . Ja ninguem pode com o homem aqui a dias alguem me disse que ele comentou que um homem que bate na mulher e porque esta apaixonado por outro homem e nao quer assumir!
  • Madurus
    28 jul, 2016 Lx 00:39
    Ainda faltam as mais valias, parcerias funcionais, este Amadeus anda lá a fazer que tipo de trabalho, partilha de conhecimento ou algo mais oculto, apresente mas é a demissão em nome da sanidade pessoal, parece atulhado até no discurso ainda vira tabu

Destaques V+