A+ / A-

Ataques contra igrejas não são inéditos em França

26 jul, 2016 - 15:02 • André Rodrigues

No ano passado, houve outras duas tentativas, sem sucesso: em Villejuif, no Val-de-Marne, e em Paris, contra a Basílica do Sacré Coeur.

A+ / A-

Os ataques contra igrejas em França não são inéditos, mas o ocorrido nesta terça-feira, em Saint-Etienne-du-Rouvray, Rouen, é, de facto, o primeiro a ter sérias consequências.

No ano passado, houve outras duas tentativas, sem sucesso: em Villejuif, no Val-de-Marne, e em Paris, contra a Basílica do Sacré Coeur, um dos mais famosos locais turísticos da capital francesa.

O principal suspeito das duas tentativas falhadas é Sid Ahmed Ghlam, um jovem francês de ascendência argelina com aparentes ligações a Abdelhamid Abaaoud, o cérebro dos atentados de 13 de Novembro, em Paris. É, pelo menos, essa a conclusão que resulta da análise feita pelas autoridades às mensagens enviadas e recebidas pelos computadores de Sid Ahmed Ghlam e que foram reveladas pelo jornal Le Figaro.

Todas elas sugerem a preparação de atentados em espaços de culto católico, algo que já seria do conhecimento das autoridades francesas há bastante tempo, dada a excepcional força simbólica destes locais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    27 jul, 2016 Cacém 09:08
    E em Portugal ainda são inéditos porque a Mesquita da Mouraria ainda não foi construída.....
  • Camarada Zequinha
    26 jul, 2016 Seixal 23:04
    Bem , se os o ataque não são inéditos então é por que está tudo bem .Que susto me deram . Eu imaginava que algo estava errado .

Destaques V+