Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEF anuncia greve para 11 e 12 de Agosto

26 jul, 2016 - 12:48

Funcionários reivindicam aumentos salariais, melhores condições e maior dignificação das carreiras não policiais.

A+ / A-

O Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF) anunciou uma greve para os dias 11 e 12 de Agosto para reivindicar "melhores condições" e "maior dignificação" das carreiras não policiais.

Na base da luta dos trabalhadores do SEF não estão "apenas aumentos salariais, mas melhores condições e maior dignificação das carreiras não policiais, de forma a tornar o SEF mais eficaz, num momento particularmente exigente pelas condições internacionais e procura interna", refere o sindicato, que já entregou o pré-aviso de greve.

Em declarações à agência Lusa, a presidente do sindicato, Manuela Niza, explicou que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem uma componente de cerca de 50% de actividade não policial, sem uma carreira específica que contemple estes funcionários.

"A área não policial trata com assuntos e dados altamente sensíveis e confidenciais de enorme interesse e necessários à segurança interna, e não só, e estas pessoas não têm uma carreira específica", disse Manuela Niza, observando que a parte documental "contribui com 80 milhões de euros para os cofres do Estado".

Segundo a sindicalista, estes funcionários tiveram uma carreira especial até 2008, ano em que foi extinta e que colocou o SEF na situação de ser o único serviço de segurança a ter metade de actividade não policial.

Nesse sentido, a principal reivindicação da paralisação prende-se com a reactivação da "especificidade da carreira que possa integrar os quase 50% de funcionários que estão fora da lei orgânica".

A sindicalista contou que há funcionários a saírem para outros organismos por não verem o seu "trabalho reconhecido, nem em termos salariais, nem de progressão de carreira".

O sindicato recorda a greve de trabalhadores que realizou há um ano, adiantando que, desde então, "não houve qualquer evolução das promessas ou perspectivas dadas pela Direcção Nacional do SEF".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+