Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Joaquim Gomes quer ver o Benfica na Volta a Portugal de 2017

25 jul, 2016 - 22:30

Volta a Portugal espera que o regresso de FC Porto e Sporting ao ciclismo tenha sucesso para que, nos 90 anos da competição, se possa ver os três "grandes" na estrada.

A+ / A-

Joaquim Gomes, director da Volta a Portugal, acredita numa vantagem das equipas portuguesas sobre as estrangeiras e deixa um repto ao Benfica.

A 78.ª Volta a Portugal tem início esta terça-feira, 27 de Julho. O antigo ciclista analisou a prova, em entrevista a Bola Branca, e chamou a atenção para uma etapa que pouca conversa tem despertado, mas tem potencial para fazer sensação. Trata-se da ligação Lamego-Viseu, que surge imediatamente a seguir à Senhora da Graça.

"Pouca gente tem falado até hoje numa etapa que vai surpreender pela positiva, em que, nos quilómetros finais, a caravana vai ter de ultrapassar a Serra de São Macário. Tem um índice de dificuldade superior à da própria Senhora da Graça", observou.

A etapa em questão, a quinta, percorre-se a 1 de Agosto, logo antes do dia de descanso. "Vamos ter uma chegada a Viseu com muitos grupos, em que alguns favoritos vão ficar para trás, e esta etapa pode surpreender e marcar definitivamente a classificação geral individual da 78.ª Volta", previu Joaquim Gomes.

As equipas portuguesas, acredita o duas vezes vencedor da Volta a Portugal (1989 e 1993), têm vantagem sobre as restantes. "Há algo que joga a favor das equipas portuguesas, que há uma preparação específica para a Volta a Portugal", explicou Joaquim Gomes.

"Numa modalidade tão exigente como o ciclismo, há algo que também não pode falhar, que é a preparação anímica, a disponibilidade de sofrer até ao limite, e essa, obviamente, vai entrar no seio das equipas portuguesas e não das estrangeiras", frisou.

O que tem feito furor é o regresso do FC Porto e do Sporting ao ciclismo, com equipas prontas para disputar a Volta a Portugal. Joaquim Gomes espera que a aposta seja para manter.

"Foi uma solução que tem mexido com o ciclismo nacional e que agora na Volta a Portugal certamente será levada ao rubro. Espero que o desempenho do Porto e do Sporting possa garantir a continuidade em 2017 destas equipas", reconheceu o director da competição.

No fim, fica um repto à águia. "Espero que esta experiência possa criar uma motivação suplementar nos dirigentes do Benfica para que, em 2017, ano em que a própria Volta a Portugal vai cumprir 90 anos de vida, o Benfica possa também estar presente na estrada", desafiou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+